Publicidade

Pirapora - Minas Gerais - MG

Pirapora - Minas Gerais - MG


Pirapora é uma cidade que apresenta um grande centro urbano, é um dos maiores pólos industriais do norte de Minas Gerais.  À margem direita do Rio São Francisco localiza-se Pirapora, do outro lado, à margem esquerda localiza-se Buritizeiro.


A vegetação que predomina em Pirapora é o cerrado, além da mata ciliar ao longo do São Francisco. 
Destaca-se nesta vegetação espécies como a aroeira, o buriti, a imburana e oangico.


Histórico de Pirapora





O topônimo Pirapora, de origem tupi, origina-se de pirá (peixe), poré (salto); “salto do peixe ou onde o peixe salta” (verbo tupi, no indicativo presente, conforme o eminente filólogo, Dr. Cristovam Ramos).
Pirapora sempre manteve o nome primitivo, embora por algum tempo tenha sido sede do distrito de São Gonçalo das Tabocas que compreendia a povoação de Pirapora. São Gonçalo das Tabocas ficava à margem do córrego São Gonçalo, nas proximidades de Lassance (hoje município). Segundo fontes merecedoras de crédito, tanto o córrego como o povoado receberam o nome de São Gonçalo das Tabocas, em homenagem ao Santo e por causa de grande quantidade de tabocas guadua superba Hub.) que existia na região. Por volta de 1678, segundo a tradição, dois ousados bandeirantes de nomes Soliros e Salmeron, que faziam parte da bandeira de Fernão Dias, desceram, com outros homens, o rio das Velhas e, servindo-se de canoas, subiram o rio São Francisco até o local denominando pelos índios de “Cachoeira do Pirapora”. Todavia, quando cautelosamente exploravam a região, foram atacados de surpresa pelos índios Cariris em frente à cachoeira, parecendo no combate muitos brancos, inclusive Salmerom. Depois disso, regressaram Soeiros e os homens que lhe restaram.
Sabe-se que os primeiros habitantes de Pirapora foram pescadores, não havendo, contudo detalhes a este respeito. Em 1852, por ordem imperial de Dom Pedro II, o engenheiro Henrique Guilherme Fernando Halfeld inicia o levantamento e estudos do São Francisco, com o objetivo de nele estabelecer a navegação a vapor até o oceano Atlântico, ficando estabelecida a possibilidade de ser a mesma praticada até Juazeiro, na Bahia, num percurso de 1371 quilômetros. Em seu relatório, Halfeld observa – Pirapora (em 1852) possui 30 a 35 casinhas cobertas de capim ou palha de coqueiro, habitadas por pescadores e suas famílias que se ocupavam em apanhar peixe, seca-lo em varais, vendendo às tropas que vão procurar, dirigindo-se mais para o arraial de Diamantina”.

Em 1852 sua população era estimada em 150 pessoas . Com a vinda em definitivo do capitão Antônio da Conceição Araújo, abastado fazendeiro e chefe político da vila de Guaicuí, ali chegado em 1860, é que se teve notícias dos nomes dos primeiros habitantes de Pirapora, naquela época. A partir desta data, teve o povoado satisfatório desenvolvimento. Em 1894 chega a Pirapora o coronel Joaquim Lúcio Cardoso (pai do atual Deputado Federal Adauto Lúcio Cardoso), representante da Fábrica de Tecidos Cedro e Cachoeira, dos irmãos Mascarenhas, construindo, nesse tempo, o depósito para compra de algodão em rama e venda de tecidos. O coronel Lúcio Cardoso, durante vários anos, lutou no sentido de que fossem até Pirapora os vapores que navegavam no Rio São Francisco, conseguindo, finalmente, seu intento.  (IBGE https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/minasgerais/pirapora.pdf)



Segundo Pereira (2015, p. 153) "Pirapora é ponto de referência na logística intermodal na região norte de Minas Gerais, e tornou‐se um município exportador de soja, sem produzi‐la, pois uma trading, a ADM  do  Brasil,  abriu  um  escritório  em  Pirapora tornando esse município seu domicilio fiscal". 



Pirapora - Rio São Francisco em Minas Gerais - MG
Pirapora - Minas Gerais

Localização, onde fica e como chegar


Se você não sabe como chegar à Pirapora, a principal rodovia que corta a cidade é a 365, além da 496. O Município está localizado na região central de Minas Gerais.

Segundo site da Prefeitura a necessidade de transporte da população do município é atendida por empresas do setor que atuam no Estado e no País, tais como: 
Empresa Gontijo de Transportes Ltda., 
Expresso União Ltda., 
Empresa de Transportes Novo Horizonte Ltda, 
Empresa de Transportes Sertaneja Ltda e 
Santo Antônio - Transprogresso Ltda,.

Atrações Naturais em Pirapora



  • Rio São Francisco 
  • Cachoeiras, 
  • Foz do Rio das Velhas, com ruínas de uma antiga igreja dos jesuítas em suas margens. 
  • Passeios turísticos de Pirapora, de Vapor até Barra do Guaicuí. (Vapor Benjamim Guimarães)



Festas populares em Pirapora


  • Carnaval, 
  • Festa do Sol 
  • Festa da Uva 
  • encontros de motociclistas, 
  • festivais de pesca, 
  • aniversário do município
  • exposições agropecuárias




Pontos Turísticos de Pirapora


  • Balneário das Duchas
  • Vapor Benjamim Guimarães
  • Museu dos Vapozeiros
  • Orla Fluvial
  • Ponte Marechal Hermes

Pode-se considerar que a estrutura hoteleira do município de Pirapora é grande com boas condições para onde dormir e com algumas opções de onde comer no centro da cidade. Não há um período certo para saber quando ir a cidade depende de seu objetivo.  Confira aqui no site da prefeitura local


Mapa





Fontes



PEREIRA,  Luiz  Andrei  Gonçalves.  Logística  de  Transportes  e  comércio Internacional: fluxos das exportações de mercadorias no Norte de Minas. 2015. 219  f.  Tese  (Doutorado  em  Geografia),  Instituto  de  Geografia,  Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. 


Publicidade
Publicidade

 
Sobre | Termos de Uso | Politica de Cookies | Politica de Privacidad

Livros, Artes, Cultura, Viagens e Tecnologia

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16

voltar