A evolução do Investimento na Supremacia Quântica

O investimento em computação quântica está crescendo - mas o inverno quântico seguirá?

Investimento na Supremacia Quântica

Por Edd Gent
Texto original

A computação quântica está em brasa no momento, principalmente após o recente anúncio do Google de que havia atingido a supremacia quântica. Uma análise da Nature mostra que o hype quântico está se traduzindo em um grande aumento de investimento em tecnologia, mas pode ser uma faca de dois gumes.

A supremacia quântica refere-se ao ponto em que um computador quântico pode realizar cálculos além do computador clássico mais poderoso que se possa imaginar. Depois de todo o hype sobre esse marco, pode-se esperar uma grande alarde quando foi alcançado, mas o artigo que o descreveu foi acidentalmente vazado pelos colaboradores do Google na N ASA .

No entanto, é um marcador significativo. Embora o problema resolvido fosse praticamente inútil e escolhido especificamente para favorecer o dispositivo quântico, o homem que cunhou o termo, John Preskill, escreve que ele demonstra o hardware funciona como esperávamos.

Agora começa a longa jornada para aplicar essa aceleração quântica a problemas mais úteis , mas, apesar dos longos prazos necessários para que isso aconteça, o dinheiro vem sendo derramado no campo.

Google, IBM e Intel investem quantias consideráveis ​​em computação quântica há vários anos, mas a Nature descobriu que em 2017 e 2018 as empresas de tecnologia quântica receberam pelo menos US $ 450 milhões em financiamento privado - mais de quatro vezes os US $ 104 milhões divulgados nos últimos anos. dois anos.

Grande parte desse dinheiro é proveniente de fundos de VC, aumentando a perspectiva do mesmo tipo de boom que foi visto na IA na virada da década. Porém, considerando que a maioria dos especialistas acha que ainda é um longo caminho para fazer algo prático com computadores quânticos, existe um medo crescente de que toda essa excitação possa levar a um "inverno quântico".

O termo toma emprestado da indústria de AI, que antes de sua recente boom tem experiência d dois “invernos AI.” H ipo e expectativas irrealistas levaram a um grande aumento de interesse seguido por uma retração dramática após a decepcionante investidores progresso serra puxar para fora.

Existe um crescente medo nos círculos da computação quântica de que as manchetes ofegantes da corrida pela supremacia quântica possam ter inflado as expectativas. Os dispositivos de hoje são propensos a erros e medidos em dezenas de qubits, mas precisaremos construir máquinas de milhares, senão milhões de qubits, para obter um computador quântico de uso geral, livre de erros e capaz de resolver uma ampla seleção de problemas úteis.

A natureza observa um sinal particularmente preocupante: uma quantidade significativa de investimento até agora foi investida em empresas de software quântico, que estão projetando algoritmos e programas para dispositivos que ainda não existem. Dado que o consenso ainda não foi desenvolvido sobre quais deveriam ser os materiais subjacentes de um computador quântico, isso parece prematuro.

Um problema mais pernicioso é o perigo de uma fuga de cérebros, à medida que as empresas se enchem de dinheiro dos investidores para atrair as melhores mentes da academia, como um espelho do que aconteceu na IA. Tendo em conta que ainda há questões fundamentais que precisam ser respondidas sobre a computação quântica , em um campo tão pequeno como é que poderia prejudicar gravemente o progresso.

Em última análise, é uma questão de horizontes. Poucos no campo duvido que vai ser capaz de construir um poderoso computador quântico de uso geral, mas a questão é se os investidores estão dispostos a w ai t décadas poderia tomar para chegar lá.

Uma solução para esse dilema seria encontrar usos para as máquinas menores e imperfeitas que temos hoje. Há um crescente corpo de pesquisa nessa direção, mas mesmo na melhor das hipóteses, esses dispositivos provavelmente serão capazes de resolver alguns problemas de nicho em questões como química ou otimização.

Uma graça salvadora é que a tecnologia quântica não se refere apenas a computadores. As comunicações quânticas e a criptografia quântica têm feito grandes avanços nos últimos anos e provavelmente alcançarão uma ampla adoção comercial consideravelmente mais cedo, o que poderia ajudar a manter o impulso do campo.

Há também uma previsão considerável sobre o potencial para um inverno quântico de dentro da indústria. Michael Marthaler, co-fundador da startup Heisenberg Quantum Simulations , disse ao The Economist que ele já está esperando uma e só espera que sua empresa esteja estabelecida o suficiente para "hibernar". Matthew Kinsella, diretor da Maverick Ventures, disse ao Business Insider que está se preparando para uma retração, apesar de ter investido em uma empresa de tecnologia quântica.

G Iven estado nascente do campo, há uma abundância de potencial de um avanço repentino, por exemplo, se os computadores quânticos baseados em silício tornam possível construir grandes dispositivos muito mais cedo do que o esperado, ou busca de qubits topológicas muito mais estáveis da Microsoft contorna o erro problema de correção.

Portanto, não se surpreenda se os investidores continuarem entrando.

Fonte
https://singularityhub.com/2019/10/14/investment-in-quantum-computing-is-booming-but-will-a-quantum-winter-follow/



Por Blog Lexi Wiki

Veja também:

-Exercícios de Informática Básica Resolvidos
-20 Exercícios de Informática para Concursos, com gabarito
-Dicas de Linux para iniciantes
-Como descobrir a versão do Android?

Compartilhe Compartilhe Compartilhe Compartilhe .
Compartilhe em suas Redes Sociais!


Autor:
Professor da SME/NI, Ex-Professor da SME-RJ, Instrutor de Informática para Educação e Ganhador do Prêmio Orgulho Carioca pelos serviços prestados.

0 comentários:

Postar um comentário

Publicidade
.
Tecnologia do Blogger.
 

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

voltar