Robôs autônomos com mãos de humanos

A nova geração de robôs terá mais mãos humanas

Robôs autônomos com mãos de humanos
by Pixabay

Uma das partes mais difíceis de imitar devido à sua complexidade é a mão. A Shadow Robot Company projeta e desenvolve mãos robóticas altamente hábeis que são o mais realista possível para as mãos humanas e as disponibiliza para os pesquisadores no âmbito do Projeto Cérebro Humano. O objetivo é integrá-los aos robôs do futuro.

Trinta e dois anos atrás, quando os computadores estavam disponíveis apenas para alguns, um grupo de jovens em uma cobertura de Londres estava trabalhando duro para construir um robô capaz de andar. Seus esforços foram abalados quando a empresa Honda anunciou a criação do robô Asimo , o primeiro androide do mundo que podia andar.

Longe de desistir, os jovens decidiram reorientar seu trabalho para uma parte dos engenheiros da carroceria menos interessada, mas altamente complexa: as mãos. Eles se propuseram a criar mãos robóticas que imitariam perfeitamente as mãos humanas.

Isso levou à criação do que atualmente é a Shadow Robot Company , que no verão passado recebeu o AIconics Award 2019 na categoria de Melhor Hardware de Inteligência Artificial e ganhou o Queen's Awards for Enterprise 2019 em Inovação . Uma de suas invenções recentes é a primeira mão háptica de telerobôs do mundo . Além de cooperar com as principais entidades e centros de pesquisa do mundo, como NASA, Instituto de Tecnologia de Massachusetts ou Siemens, a equipe participa do Human Brain Project (HBP), o mais importante projeto europeu sobre o cérebro humano.

“A neurociência é algo novo para nós, mas, em uma conferência, um pesquisador da Universidade Técnica de Munique (Alemanha) propôs a integração de nosso modelo de simulação de mão hábil na Plataforma de simulação HBP- Neurorobotics . Acreditamos que isso permitirá que os pesquisadores de neurociência e os clientes da Shadow Robot explorem paradigmas de aprendizado e modelos de controle provenientes da neurociência, algo que nenhuma outra plataforma de simulação pode oferecer ”, explica Sinc Radhika Gudipati, gerente de desenvolvimento de negócios da empresa.

Essa plataforma permite que modelos virtuais do cérebro sejam conectados a dispositivos robóticos, como mãos neste caso. Assim, os pesquisadores podem analisar como esses dispositivos controlam o movimento, reagem a estímulos ou até 'aprendem' em um ambiente virtual.



Sensibilidade até as pontas dos dedos

A mão robótica possui 129 sensores e 24 articulações, com movimentos muito semelhantes aos humanos, incluindo o polegar ou até a flexão da palma da mão para mover o dedo mindinho. Além disso, as pontas dos dedos são muito sensíveis, o que aumenta a semelhança com mãos reais.

“Mãos robóticas são sempre usadas na área de próteses, mas, neste caso, esperamos que nosso modelo robótico de mãos, que foi testado na plataforma, sirva como uma oportunidade para os pesquisadores de Inteligência Artificial e Neurociência testarem suas técnicas nas mãos. semelhante às mãos humanas ”, resume o especialista.

A plataforma Neurorobotics é pública, acessível via Internet e disponível para todos os cientistas que desejam testar seus protótipos cerebrais ou construir os robôs inspirados no cérebro do futuro. O objetivo é que, graças às simulações, os novos andróides sejam projetados de uma maneira completamente diferente do que foi feito até agora.

A Shadow Robot Company participa do Human Brain Project , um dos FET Flagships of Horizon 2020 - o programa-quadro de financiamento de pesquisa da União Europeia.

Fonte:
Laura Chaparro
The new generation of robots will have more human hands



Por Blog Lexi Wiki

Veja também:

-Exercícios de Informática Básica Resolvidos
-20 Exercícios de Informática para Concursos, com gabarito
-Dicas de Linux para iniciantes
-Como descobrir a versão do Android?

Compartilhe Compartilhe Compartilhe Compartilhe .
Compartilhe em suas Redes Sociais!


Autor:
Professor da SME/NI, Ex-Professor da SME-RJ, Instrutor de Informática para Educação e Ganhador do Prêmio Orgulho Carioca pelos serviços prestados.

0 comentários:

Postar um comentário

Publicidade
.
Tecnologia do Blogger.
 

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

voltar