Como incentivar o seu filho a ler?

Como incentivar o seu filho a ler?

Incentive seu filho a ler

Ajudar seu filho a se tornar um leitor é a coisa mais importante que você pode fazer para ajudar a criança a ter sucesso na escola e na vida. A importância da leitura simplesmente não pode ser exagerada.

A leitura ajuda as crianças em todas as disciplinas escolares. Mais importante, é a chave aprendizagem ao longo da vida. Aqui estão algumas dicas sobre como ajudar seu filho a se tornar um leitor.

▪ Comece cedo. 

Quando seu filho ainda é bebê, ler em voz alta para ele deve se tornar parte da sua rotina diária. Inicialmente, leia por não mais do que alguns minutos por vez, várias vezes por dia. À medida que seu filho cresce, você deve saber se ele quer que você leia por períodos mais longos. Enquanto lê, converse com seu filho. Incentive-o a perguntar e para falar sobre a história. Peça a ele para prever o que virá a seguir. 


Quando seu filho começa a ler, peça a ele que leia livros ou revistas que ele goza.

▪ Verifique se sua casa possui muitos materiais de leitura adequados para o sua criança. Mantenha livros, revistas e jornais em casa. Os materiais de leitura não tem que ser novo ou caro. Muitas vezes, você pode encontrar bons livros e revistas para o seu filho na biblioteca. Peça aos familiares e amigos que pensem em dar seus livros infantis e assinaturas de revistas como presentes para aniversários ou outras ocasiões. Separe um tempo silencioso para a leitura em família. Algumas famílias até gostam de ler em voz alta, cada membro da família escolhendo um livro, história, poema ou artigo ler para os outros.

▪ Mostre que você valoriza a leitura. 
Deixe seu filho vê-lo lendo por prazer e também por realizar suas atividades rotineiras como adulto - lendo cartas e receitas, instruções e instruções, jornais, telas de computador e assim por diante. Vá com ela para a biblioteca e confira os livros por si mesmo. Quando seu filho vê que a leitura é
importante para você, é provável que ele decida que também é importante para ele.


▪ Obtenha ajuda para seu filho se ele tiver um problema de leitura. 

Quando uma criança está lendo dificuldades, o motivo pode ser simples de entender e lidar. Por exemplo, seu filho pode ter problemas para enxergar e precisar de óculos ou pode precisar de mais ajuda com habilidades de leitura. Se você acha que seu filho precisa de ajuda extra, pergunte aos professores sobre serviços especiais, como programas de leitura depois da escola ou no verão. Pergunte também professores ou bibliotecário local por nomes de organizações comunitárias e grupos voluntários de alfabetização que oferecem serviços de tutoria.

A boa notícia é que, não importa quanto tempo leve, a maioria das crianças podem aprender a ler.

Pais, professores e outros profissionais podem trabalhar juntos para determinar se uma criança tem dificuldade de aprendizagem ou outro problema e, em seguida, forneça a ajuda certa assim que possível. Quando uma criança recebe essa ajuda, é muito provável que ela desenvolva o habilidades que ela precisa para ter sucesso na escola e na vida. Nada é mais importante que o seu apoio ao seu filho enquanto ele passa pela escola. Verifique se ele recebe ajuda extra ele precisa o mais rápido possível e sempre a incentive e elogie seus esforços.


Converse com seu filho

Conversar e ouvir desempenham papéis importantes no sucesso escolar das crianças. É através de ouvir  pais e familiares conversam e, respondendo a essa conversa, que crianças pequenas começam a adquirir as habilidades linguísticas necessárias para se sair bem. Por exemplo, crianças que não ouvem muita conversa e que não são incentivadas a conversar com frequência terão problemas para aprender a ler, o que pode levar a outros problemas escolares. Além do que, além do mais, crianças que não aprenderam a ouvir com atenção costumam ter problemas para seguir as instruções e prestar atenção na aula.

Pense em conversar com seu filho como um jogo de tênis com palavras - em vez de
bola - pulando para frente e para trás. Encontre tempo para conversar em qualquer lugar, por exemplo:

▪ Ao caminhar com seu filho ou andar com ele em um carro ou em um ônibus, converse com ele sobre o que ela está fazendo na escola Peça a ela para falar sobre uma assembléia escolar ou uma viagem de campo.   Indique e fale sobre as coisas que vê ao andar - placas engraçadas, carros novos, pessoas interessantes.

▪ Ao fazer compras em uma loja, converse com seu filho sobre preços, diferenças de marcas e como escolher bons legumes e frutas. Dê ao seu filho instruções sobre onde encontre certos itens e peça que ele os pegue.

▪ Ao preparar o jantar, peça ao seu filho para ajudá-lo a seguir as etapas de uma receita. Falar com ele sobre o que pode acontecer se você perder um passo ou deixar de fora um ingrediente.

▪ Ao consertar uma pia ou consertar uma mesa quebrada, peça ao seu filho que lhe entregue as ferramentas que seu nome. Converse com ele sobre cada etapa que você executa para concluir o reparo. Diga a ela o que você está fazendo e por que está fazendo. Peça sugestões sobre como você
deve fazer alguma coisa.
Como incentivar o seu filho a ler?

▪ Enquanto assiste TV, converse com seu filho sobre os programas. Se vocês são assistindo a um de seus programas favoritos, incentive-a a falar sobre o fundo dos personagens, quais ela gosta e não gosta e quem são os atores estamos. Compare o programa com um programa que você gostou quando tinha a idade dela.

▪ Ao ler um livro com seu filho, faça uma pausa ocasionalmente para conversar com ele sobre o que é acontecendo no livro. Ajude-o a relacionar os eventos do livro aos eventos de sua vida: “Olhe para aquele prédio alto! Não vimos isso quando estávamos em São Paulo? ”Peça para ele conte com suas próprias palavras sobre o que era o livro. Pergunte a ele sobre novas palavras em um livro e ajudá-lo a descobrir o que eles significam.

Também é importante que você mostre ao seu filho que está interessado no que ele tem a dizer. Demonstre para ele como ser um bom ouvinte

▪ Quando seu filho falar com você sobre o que está fazendo, preste atenção. Olhe para ele e faça perguntas para que ele saiba que você ouviu o que ele disse.

▪ Quando seu filho lhe contar algo, repita ocasionalmente o que ele diz para deixar ele sabe que você está ouvindo atentamente.



Por Blog Lexi Wiki

Compartilhe Compartilhe Compartilhe Compartilhe .
Compartilhe em suas Redes Sociais!

Publicidade

0 comentários:

Postar um comentário

.
Tecnologia do Blogger.
 

João 3 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

voltar