Publicidade

A Importância da Harmonia Diatônica, Consonância e Dissonância

 

A Importância da Harmonia Diatônica


A harmonia diatônica elementar inclui o estudo de escalas maiores, naturais, formas harmônicas e melódicas de escalas menores. Também está incluído o estudo da construção de intervalo e tríade 

Outros temas relacionados são cadências, além de harmonização de baixo e soprano.

O estudo da Harmonia Diatônica considera e revê os elementos rudimentares da música para adquirir uma visão mais profunda e mais fluência competente dos elementos de altura, intervalos, escalas, tons e acordes.

Podemos destacar também nesse ponto a analise e pontuações de vários períodos estilísticos examinando melodia, ritmo, harmonia, forma e instrumentação.


A Importância da Harmonia Diatônica
by pixabay

É um conhecimento importante para composição de  melodias originais usando formas musicais diferentes, desafiando a nós mesmos criativamente, compondo música que seja emocionante e significativa.

Aprenda e aplique em um contexto musical os acordes: maior, menor, maior 7ª maior, menor 7ª (7ª dominante), acordes aumentados, diminutos, 7ª totalmente diminutos e 7ª diminuída pela metade.

O conhecimento da harmonia diatônica também permite fortalecer as habilidades e velocidade analítica e compreensão dos acordes pela análise da música nos estilos dos períodos de prática comum e pós-prática comum até o presente.

Esforce-se por uma compreensão esclarecida da beleza estética e formal . Conheça a Linguagem musical e comece a adquirir uma apreciação mais profunda das grandes obras de arte que exemplificam e incorporam seu poder expressivo.

Conecte o estudo da teoria e harmonia aos nossos objetivos e aspirações musicais pessoais examinando e analisando a música que é relevante para nossos outros estudos / aulas / performances.

Execute os princípios de condução de voz convencional que contextualizam esses elementos em afirmações musicais coerentes, especialmente no que se refere às tríades primárias na posição raiz e primeira inversão, bem como o acorde dominante com 7ª na posição fundamental

Dê vida às habilidades de desempenho executando ativamente a música que gosta.

Consonância vs Dissonância

  • Estes são termos complicados e culturalmente influenciados
  • Vagamente significa "agradável ao ouvido" e "não agradável ao ouvido"
  • Pode se referir a vários parâmetros musicais
  • Por enquanto, aplicaremos esses termos a intervalos
  • Intervalos consoantes são intervalos perfeitos (o quarto é um caso especial) e o terceiro e o sexto maior e menor
  • Intervalos dissonantes são 2s, 7s e tritones (às vezes considerados neutros)
  • P4ths são considerados dissonantes se o quarto estiver acima da nota de baixo - mais tarde
  • Descrever intervalos como dissonantes não significa que eles soam mal - eles são considerados harmonicamente instáveis ​​neste sistema
  • A resolução de dissonância em consonância é um processo fundamental na música tonal
 Harmonia e tratamento dos acordes mudados


Antes de 1900: consoante (estável) e dissonante. Lados opostos da moeda

Depois de 1900: graus de dissonância. Novas estruturas de acordes. Polychord
Harmonia quartal e quintal 

Publicidade
Publicidade

 
Sobre | Termos de Uso | Politica de Cookies | Politica de Privacidad

Livros, Artes, Cultura, Viagens e Tecnologia

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16

voltar