Beautiful Blue Danube Walzer Johann Strauss
Em sua vida, ele era conhecido como "O Rei da Valsa" e foi o grande responsável pela popularidade da valsa em Viena durante o século XIX.Em Beautiful Blue Danube é uma celebração do cenário da cidade e do grande rio que atravessa Viena em seu caminho (eventualmente) para o Mar Negro.
Em um sentido mais amplo, esta valsa é uma celebração da própria Viena.
Na década de 1870, Strauss e sua orquestra viajaram pelos Estados Unidos, onde ele participou do Festival de Boston a convite do maestro Patrick Gilmore e foi o maestro principal em um "Monster Concert" com mais de 1000 artistas (ver Jubileu da Paz Mundial e International Musical Festival ), apresentando sua valsa "Blue Danube", entre outras peças, com grande aclamação. (Wikipedia).
![]() |
Strauss By Reichard und Lindner, Berlin - |
A obra
O Danúbio Azul , como ficou conhecido, começa com uma lenta introdução cheia de rico som de trompas e violoncelos, e gradualmente isso se transforma na valsa de abertura.
São na verdade cinco sequências de valsa diferentes no Danúbio Azul , cada uma com uma personagem.
Essas valsas - alternadamente graciosas, animadas e sempre elegantes - precisam de pouco descrição: esta é uma música simplesmente para desfrutar, e no final Strauss leva suas danças a um a leveza.
Veja abaixo a a partitura da Obra
Fonte: Connecticult College