Cientista estudam segurança cibernética de redes inteligentes para detectar intrusões
Pesquisadores apresentaram uma abordagem para uma solução de segurança cibernética baseada no sistema de detecção de intrusões para detectar atividades maliciosas direcionadas às camadas do DNP3 nos sistemas de controle de supervisão e aquisição de dados (SCADA).
Segundo os cientistas como a Tecnologia da Informação e Comunicação está conectada à rede, ela é sujeita a ataques físicos e cibernéticos devido à interação entre sistemas de controle industrial e o ambiente externo da Internet usando a tecnologia IoT.
Para os autores geralmente, os ataques cibernéticos levam a vários riscos que afetam a infraestrutura e a continuidade dos negócios; além disso, em alguns casos, os seres humanos também são afetados. Devido às peculiaridades tradicionais dos sistemas de processos, como protocolos inseguros em tempo real, Os mecanismos de segurança de ICT de uso geral de ponta a ponta não são capazes de proteger totalmente a comunicação nos sistemas SCADA.
A pesquisa apresenta um novo método baseado na avaliação de vulnerabilidades e no modelo de ataque do DNP3 em diferentes camadas, com seleção de recursos usando o Machine Learning do protocolo DNP3 analisado com dados adicionais, incluindo amostras de malware.
Além disso, desenvolveram um algoritmo de ataque cibernético que incluía um processo de classificação e visualização.
Os resultados da implementação experimental dos pesquisadores mostram que a solução de segurança cibernética proposta com base no IDS foi capaz de detectar ataques em tempo real em um ambiente de comunicação Smart Grid baseado em IoT. com seleção de recursos usando o Machine Learning do protocolo DNP3 analisado com dados adicionais, incluindo amostras de malware.
Veja também
Fonte
Yin, X.C.; Liu, Z.G.; Nkenyereye, L.; Ndibanje, B. Toward an Applied Cyber Security Solution in IoT-Based Smart Grids: An Intrusion Detection System Approach. Sensors 2019, 19, 4952.
Este é um artigo de acesso aberto distribuído sob a Licença de atribuição Creative Commons,