O uso de celular ao volante é infração grave, conforme Lei n. 13.281/16, em vigor a partir de 01/11/16. Se você veiculo utilizando se de telefone celular o valor da multa não é barato. O uso do celular no transito, na prática ainda é comum, usar o aparelho ao volante, usar celular como gps, celular no viva voz, dirigir com fone de ouvido bluetooth são atitudes que reduzem a atenção do motorista. Veja o que diz uma pesquisa sobre o assunto.
Uso do celular ao volante e o tempo de reação do freio.
Ficar ligado na Estrada: Uma comparação de diferentes tipos de atitudes.
Pesquisas anteriores sobre o uso do telefone inteligente durante a condução tem focado principalmente em telefonemas e mensagens de texto.
Motoristas estão cada vez mais usando o celular para outras atividades durante a condução, em particular os meios de comunicação social, que têm diferentes demandas cognitivas. O presente estudo comparou os efeitos de quatro tarefas de smartphones diferentes no desempenho de carro em um simulador de condução.
Publicidade
Tarefas mais comuns no uso de celular ao volante
Tarefas escolhidas que variam entre dois fatores: médias interação (texto vs imagem) e tarefa de ritmo (self-paced vs ritmo experimental) e foram as seguintes:
Mensagens de texto com o experimentador (text / outro ritmo),
ler posts no Facebook (text / auto-aprendizagem),
troca de fotos com o experimentador Snapchat via (imagem, experimentador -paced),
visualização de atualizações no Instagram (imagem, experimentador -paced).
![]() |
by Pixabay- Celular ao volante |
Os controladores também realizam uma única linha de base de condução.
Os tempos de reacção de freio (BRT) foram significativamente maiores nas condições com base em texto (média = 1,16 s) em comparação com ambos as condições com base em imagens (média = 0,92 s) e a linha de base (0,88 s).
Não houve diferença significativa entre os tempos de reacção de freio (BRT) nas condições e baseadas em imagem de linha de base e não houve efeito significativo da tarefa-estimulação. Resultados semelhantes foram obtidos para o período de Headway variabilidade. Estes resultados são consistentes com o efeito de imagem superiores encontrados na pesquisa de memória e sugerem que as interfaces com base em imagens poderiam fornecer maneiras mais seguras para “ficar ligado” durante a condução do que as interfaces baseadas em texto.
Veja também
Fonte: McNabb J, Gray R (2016) Ficar ligado na Estrada: Uma comparação de diferentes tipos de entregas Use em um simulador de condução. PLoS ONE11 (2): e0148555. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0148555. © 2016 McNabb, Gray. Este é um artigo de acesso aberto distribuído sob os termos da Licença Creative Commons Attribution