Publicidade

Camaragibe: A Ladeira de Aldeia e a Casa-Grande do Engenho

Camaragibe: A ladeira de Aldeia

Camaragibe

A região de Aldeia, o ponto mais alto de Camaragibe, que atrai um maior número de visitantes ao município. Com clima agradável e coberto de verde, o local abriga diversos clubes de campos que alugam cavalos, spas, restaurantes acolhedores e hotéis campestres.

Principalmente nos finais de semana, grande o movimento de carros subindo a ladeira de Aldeia com passageiros dispostos a desfrutar da tranquilidade do campo nos confortáveis chalés, localizados em sítios rodeados de fruteiras e flores

Camaragibe
By Anderson.mec - Own work, CC BY-SA 3.0,
https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=31300475

A Casa-Grande do Engenho Camaragibe

Primórdios do século XVI, foi destruído pelos índios em 1555 e ocupado pelos holandeses em 1639.

Segundo a FUNDARPE – Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco o Nome atribuído: Casa-Grande do Engenho Camaragibe sendo Tombado.

Localização: Estrada do Engenho Camaragibe – Camaragibe-PE

Uso Atual: Instituto Engenho Camaragibe Camaragibe – Pernambuco

O Engenho Camaragibe fica localizado em uma elevação entre a BR- 408 e a estrada que liga a cidade do Recife à região de Aldeia. A estrutura do século XVI, foi destruída pelos indígenas em revolta no ano de 1555 em seguida ocupada pelos holandeses em 1639. A Reconstrução foi em época desconhecida e o engenho revela marcas da época pujante do ciclo da cana-de-açúcar no Estado.

Embora descaracterizada, a casa mantém um porte majestoso, presente nas suas fachadas de características neoclássicas dos fins do século XIX. Possui, em seu interior a pequena capela de São Tiago Maior, de final do século XVI. Fonte: Fundarpe.

Como chegar em Camaragibe?

A partir dos locais em destaque, usando o transporte público. As linhas relacionadas a seguir têm rotas com trajetos perto de Camaragibe

Ônibus Ônibus: 

022 RECIFE - CARPINA

023 RECIFE - FEIRA NOVA

025 RECIFE - LIMOEIRO

2450 TI CAMARAGIBE (CONDE DA BOA VISTA)

2467 CHÃ DE CRUZ / TI CAMARAGIBE

2480 TI CAMARAGIBE / DERBY

2490 TI CAMARAGIBE / TI MACAXEIRA

Metrô Metrô: 

GIB

Sobre a Bandeira de Camaragibe

A bandeira de Camaragibe, foi inaugurada em 26 de agosto de 1983. Seu designer é Adeildo Pereira Da Silva. Simboliza: céu azul - céu puro, branco - paz, verde - vegetação, as quatro estrelas amarelas representam a localização da cidade entre São Lourenço de Mata, Paudalho, Paulista e Recife e a estrela verde central simboliza Camaragibe, representando sua esperança futura. A cruz vermelha representa a fé. Os galhos representam o camará, um arbusto abundante localmente, que deu o nome à cidade. A faixa branca com a frase "fé e esperança", significa fé em Deus e esperança em um progresso perpétuo.
( Fonte: http://www.areciboweb.50megs.com/fotw/flags/br-pe-cm.html)

História

A  7 de novembro de 1848, os primeiros grupos armados de praieiros juntaram-se na localidade de Igarassu e seguiram para Nazaré, bloqueando, desde logo, as comunicações de Recife com o interior da Província. Em Água Preta, o levante foi liderado por Pedro Ivo Veloso. O movimento tomou corpo em toda província de Pernambuco,"(...) se alastrou, a seguir, no interior, travando-se encontros em vários recantos- Maricota, Mussupinho, Pau Amarelo, Apipucos, Camaragibe, Três Ladeiras, Goiana . (fonte: https://www1.educacao.pe.gov.br)


Veja também


 
Sobre | Termos de Uso | Politica de Cookies | Politica de Privacidade

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16

-->