Ouro Preto, Minas Gerais um dos principais centros culturais do Brasil Marcante pelas suas ladeiras e casarios antigos a cidade nos remete a um passado que vimos nos livros de história. O local é um retrato do momento em que o Brasil viveu a exploração do ouro, por isso, é importante que a preservação dos monumentos seja prioridade.
Passeando em Ouro Preto pelas suas Igrejas e Casarios.
Na nostálgica Ouro Preto, primeiro conhecemos o Museu da Inconfidência, antiga Casa da Câmara e Cadeia da Vila Rica ele fica na praça Tiradentes, em frente ao monumento a Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes. O Museu visa à preservação da memória da Inconfidência Mineira. Encontramos um acervo da sociedade e cultura de Minas Gerais no período do ciclo do ouro e dos diamantes. Interessante também observar as obras de Manuel da Costa Ataíde e Aleijadinho.
![]() |
Museu da Inconfidência, antiga Casa da Câmara e Cadeia da Vila Rica - foto by rgomes - direitos reservados |
Subindo as ladeiras de Ouro Preto
Próximo passo foi seguir pelas ladeiras de Ouro Preto observando a arquitetura das casas que compõem o maior conjunto arquitetônico Barroco do Mundo e chegar na famosa Igreja de São Francisco de Assis.
![]() |
Ladeiras - foto by rgomes - direitos reservados |
As igrejas da Cidade
Chegamos então a Igreja de São Francisco de Assis. Uma curiosidade! Em 2007, quando visitamos o local a fachada da Igreja carecia de uma melhor conservação. A Igreja de São Francisco de Assis é uma igreja católica construída em estilo Barroco, com elementos decorativos Rococó. Muitos a consideram como uma das mais celebradas criações de Aleijadinho. Além desta Igreja, na cidade se destacam, a Igreja Matriz do Pilar, a Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias, a de Nossa Senhora do Carmo, a de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos e a Capela do Padre Faria.
![]() |
Igreja de São Francisco de Assis - foto by rgomes - direitos reservados |
Curtimos também uma vista da cidade de Ouro Preto. É possível ver algumas igrejas que integram o conjunto de monumentos local. Não é por menos que cidade se tornou conhecida como um "museu a céu aberto". No lugar há um grande núcleo de casario colonial reconhecido em todo o Brasil e mesmo no estrangeiro.
![]() |
Vista panorâmica- foto by rgomes - direitos reservados |
Ouro Preto suas praças e museus
Na cidade encontramos uma Feira de Artesanato. Se a dúvida é o que fazer em Ouro Preto? Além de conhecer as igrejas que relatamos há diversos pontos turísticos e, ainda, é possível visitar museus
como: Museu do Chá, Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas, Museu da Inconfidência, Museu da Música, Museu Casa dos Contos, Museu do Oratório, Museu de Arte Sacra do Pilar, Museu Aberto Cidade Viva e Museu Aleijadinho além do Museu do Ouro.
![]() |
Feira de Artesanato - foto by rgomes - direitos reservados |
Descendo as ladeiras de Ouro Preto
Na descida das ladeiras todos os Santos ajudam. A Cidade Histórica de Ouro Preto foi declarada pela UNESCO um Patrimônio da Humanidade,
![]() |
Ladeiras- foto by rgomes - direitos reservados |
Turismo em Ouro Preto
Ouro Preto é uma cidade em que não há dificuldades em relação aonde ficar. O turismo local é bem desenvolvido. A cidade possui uma rede hoteleira com pousadas, hotéis, hostel e aluguel de temporada. As pousadas em Ouro Preto apresentam um bom nível de qualidade em hospedagem e atendimento. A noite é imperdível em ouro preto, não só pela beleza e lugares românticos, mas também pela vida noturna com bares e restaurantes, balada, fondue e adegas. O Carnaval de Ouro Preto é famoso por seus blocas e bandas que descem e sobem as ladeiras da cidade. Existem muitos sites com dicas interessantes sobre a Cidade. Você pode conferir no site da prefeitura mais informações sobre o município.
Veja também
Como chegar em Ouro Preto?
Mapa de Ouro Preto