É possível uma casa totalmente alimentada por energia solar?
A Universidade do Alabama em Birmingham (UAB) foi uma das 16 equipes universitárias de todo o mundo que participaram da competição US Department of Energy Solar Decathlon 2017.
Uma equipe interdisciplinar de estudantes de toda a universidade estava envolvida em um processo de 2 anos para projetar e construir uma casa totalmente alimentada por energia solar. A casa foi equipada para operar todos os aparelhos típicos de uma casa moderna média em níveis semelhantes em uma rede elétrica convencional.
A casa net-zero foi construída e testada no campus da UAB. Considerando o clima de Birmingham, uma sala segura foi construída para garantir a segurança dos ocupantes durante eventos de clima extremo, como um tornado.
Uma unidade HVAC sem dutos que consiste em uma unidade externa de 3 velocidades do tipo inversor fornecida refrigeração para quatro unidades internas de parede alta, fornecendo a fonte primária de condicionamento do espaço.
Para alcançar um modelo de eficiência e custo-benefício, a casa apresentou um isolamento e proteção precisa de vidro. O telhado, a estrutura do piso e as paredes tinham isolamento R-30 e espuma.
Com um design informado pela linguagem vernacular do sul, o edifício é orientado para maximizar o acesso solar e usar planos de cobertura para sombreamento na maior parte do ano. O pico de geração de energia dos painéis foi registrado em 9,6 kW.
A casa possui um sistema de gerenciamento de energia centralizado que pode fornecer acesso aos dados de consumo de energia e permitir o controle de iluminação, eletrodomésticos e cargas de tomadas remotamente.
A modelagem energética mostrou que o consumo anual de eletricidade para aquecimento e resfriamento com variação nos tipos de parede foi de 8.470 a 11.661 kWh. Para o mês de outubro foi calculado variando de 683 a 763 kWh, variando as trocas de ar por hora de 0 a 1,5.
Veja também
Fonte:
Taherian, H.; Peters, RW Desempenho de uma casa solar de energia líquida zero de tamanho médio. Aplic. Sci. 2022 , 12 , 3005. https://doi.org/10.3390/app12063005