A Cidade do Imperador
Petrópolis, Rio de Janeiro - RJ. A cidade da região serrana do Rio de janeiro oferece uma diversidade de pontos turísticos com circuitos e passeios como:
- Circuito do Centro Histórico,
- Circuito de Igrejas e Templos,
- Circuito Moda Petrópolis,
- Estrada Real,
- Parques,
- Passaporte Cultural.
Palácio Quitandinha.
Na entrada da cidade de Petrópolis, pela Rodovia BR-040, logo após o portal avistamos o Palácio Quitandinha que foi construído a partir de 1941 pelo empreendedor mineiro Joaquim Rolla, para ser o maior cassino hotel da América do Sul.
Na frente do palácio há um lindo jardim com um lago. Hoje, o local passou a promover atrações culturais, além de ser um condomínio particular.
Centro Histórico de Petrópolis
A cidade apresenta um conjunto de patrimônio arquitetônico preservado e rico, além de áreas naturais e parques que proporcionam lindos passeios e atividades. No centro histórico encontramos várias charretes que oferecem passeios aos visitantes, bem em frente ao Museu Imperial.
O Prédio do Palácio Imperial que foi residência de verão do Imperador Pedro II é imponente. Estilo neoclássico, hoje funciona como Museu Imperial. Uma das melhores atrações da cidade.
Na frente da obra há um belo jardim com uma estátua do Imperador. Este jardim foi planejado e executado pelo paisagista Jean-Baptiste Binot, sob orientação do jovem imperador.
Catedral de São Pedro de Alcântara e a Praça Princesa Isabel.
Saindo do Museu caminhamos alguns metros, pela Rua da Imperatriz e, pela Av. Tiradentes chegamos a Catedral de São Pedro de Alcântara e a Praça Princesa Isabel. Se estiver de carro saiba que no lugar é difícil encontrar vagas para estacionar na alta temporada, procure um estacionamento com diária para evitar problemas.
Saindo da Catedral de Petrópolis seguimos pela Av. Koeller onde passamos pelo Palácio Rio Negro e pelo Museu da FEB - Força Expedicionária Brasileira. Adiante, chegamos na Praça da Liberdade.
Praça do 14 Bis e a Casa de Santos Dumont
Na região encontramos três atrações interessantes, a Praça 14 Bis, a Casa de Santos Dumont e o Museu de Cera de Petrópolis.
No local viveu um dos maiores nomes da história do Brasil, Santos Dumont. Na praça há uma réplica do avião 14 Bis. Na casa do inventor o visitante pode experimentar um pouco as sensações vividas pelo cientista.
Palácio de Cristal
Continuando a caminhada, agora um pouco mais distante, chegamos ao Palácio de Cristal. A estrutura pré-montada foi encomendada pelo Conde d'Eu, era para presentear a Princesa Isabel, a fim de poder cultivar suas hortaliças, segundo o site Wikipedia. O Palácio de Cristal é utilizado para exposições e eventos. Em 1957 o palácio foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional .
Encerramos o passeio bate e volta com uma passadinha na Rua Teresa. Do Palácio de Cristal até a Rua Teresa é bem distante o ideal é seguir em um algum meio de transporte. Com o fluxo de moradores da Capital do Estado e da Baixada Fluminense a cidade desenvolveu um Circuito Moda Petrópolis como a famosa Rua Teresa e a Feirinha de Itaipava.
O que tem para fazer em Petrópolis além desse tour?
Para um passeio de um dia esse roteiro foi suficiente, mas para explorar a cidade de Petrópolis seria necessário mais tempo para fazer turismo e aproveitar verde exuberante da Mata Atlântica e os Parques, caminhadas, trekking, banho em cachoeira, ecoturismo na região das araras. Uma cidade romântica que tem opções gastronômicas, Bares, Casas Noturnas, cervejarias, Espetáculos Noturnos. Com relação a hospedagem em petrópolis a rede hoteleira é de qualidade, com chalés, hotéis e pousadas, ou seja, tem facilidade de encontrar um hotel ou pousada onde ficar, você não vai perder a sua viagem.
Veja também