Publicidade

Reflexão sobre Ética Profissional: Missão!

 Reflexão sobre Ética Profissional: Missão!

Quando uma pessoa se torna médico, advogado ou outro profissional, ela assume um conjunto adicional de deveres. Entre as mais importantes delas está a manutenção de um senso de ética. 

O que é a ética profissional?

A ética refere-se ao conceito de agir de acordo com um conjunto de princípios ou diretrizes morais. É uma parte essencial de todas as profissões e pode ajudar em tudo, desde o tratamento de transtornos mentais até a gestão de um negócio. Essencialmente, ele orienta as ações e decisões tomadas por alguém em posição de poder.

Publicidade

Antes de tudo, todo profissional deve manter padrões éticos de conduta. Quando alguém se torna profissional, assume a obrigação de agir de acordo com os mais elevados princípios éticos. Isso inclui manter sua palavra, manter a honestidade em todas as suas negociações e praticar a devida diligência ante aos seus clientes. Ele também deve mostrar compaixão por seus clientes e respeitar sua privacidade. Além disso, ele deve demonstrar integridade em seu trabalho e deve ser competente em seu campo. Sem essas qualidades, ninguém irá respeitá-lo ou seu trabalho.

O mesmo vale para manter a integridade nas relações com colegas e subordinados. Um profissional deve ser honesto e direto com todos - até mesmo seus colegas e subordinados - em relação a assuntos de negócios e relacionamentos pessoais. 

  • Ele também deve ser confiável ao fornecer informações a seus clientes, superiores e colegas.

 Trapacear ou roubar de seus clientes violaria diretamente esse dever, assim como reter informações que pudessem prejudicá-los. Além de seu dever de tratá-los honestamente, ele também deve proteger seus direitos legais.


Veja também

Um profissional também deve demonstrar competência em seu campo  de atuação. Isso significa dedicar um tempo para pesquisar questões em seu campo para que ele possa fornecer boas informações para seus clientes. Significa também adquirir as habilidades necessárias para realizar efetivamente o tratamento ou procedimentos nos pacientes. O não cumprimento deste requisito pode resultar em prejuízos graves os clientes, bem como danos à sua própria reputação se ele tiver um desempenho ruim.

Essencialmente, todo profissional tem deveres éticos que deve cumprir para atender eficazmente seus clientes - colaboradores e stakeholders - de forma ética. Ele deve manter a honestidade, compaixão e competência em todos os momentos para garantir os melhores resultados possíveis. Manter a ética é difícil, considerando o quão fácil é evitar fazê-lo quando embriagado ou sentindo conflito por ganho financeiro. 

 
Sobre | Termos de Uso | Políticas de Cookies | Política de Privacidade

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu único Filho para que todo aquele que Nele crer não pereça, mas tenha vida eterna João 3:16