Publicidade

Pregação sobre Naamã: A Jornada da Leprosia à Redenção 2 Reis 5:1-13

  A Jornada de Naamã da Leprosia à Redenção


Uma poderosa mensagem de redenção encontrada na história de Naamã, um homem que tinha tudo, mas estava sofrendo com a lepra. Sua jornada nos ensina lições valiosas sobre humildade, fé e obediência. Vamos mergulhar na história de Naamã e ver como Deus trabalhou em sua vida.

Publicidade

I. Ele era um grande homem, mas leproso (2 Reis 5:1).

Naamã era um comandante valente e poderoso do exército sírio. Ele tinha sucesso, riqueza e prestígio, mas havia um problema que o dinheiro não podia resolver: ele estava sofrendo de lepra. 

Ele ocupou o posto de capitão do poderoso exército sírio.

A Bíblia o descreve como tendo sido:

  • Nobre e poderoso.
  • Um homem de valor.

No entanto, Naamã tinha um problema físico muito sério, tanto pelos padrões antigos como pelos nossos. . .Ele era um leproso. . . ele tinha lepra. Um leproso é uma pessoa que sofre de uma doença de pele incurável e de progressão lenta.

A hanseníase é uma doença infecciosa crônica caracterizada por feridas, crostas e manchas brancas brilhantes sob a pele. A hanseníase era caracterizada pela formação de nódulos que se espalhavam, causando perda de sensibilidade e deformidade.

A doença era repugnante. . .Uma doença aparentemente incurável na época

A lepra é uma metáfora poderosa para o pecado em nossas vidas. Assim como Naamã, podemos ter sucesso no mundo exterior, mas se estamos espiritualmente doentes, nada disso importa.

Agora, vamos olhar para como Deus usou uma jovem como instrumento em sua jornada de cura.


II. Uma "jovem" foi um instrumento (2 Reis 5:2ss.).


Naamã ouviu falar de um profeta em Israel que poderia curá-lo. E como isso chegou aos ouvidos de Naamã? Através de uma jovem hebreia que havia sido capturada como escrava. Essa jovem poderia ter escolhido o ressentimento, mas em vez disso, ela escolheu compartilhar a esperança de Deus com Naamã. Ela foi um instrumento de Deus, lembrando-nos de que, mesmo nas circunstâncias mais difíceis, podemos ser usados para o propósito de Deus.

Vejamos como Naamã inicialmente reagiu à possibilidade de cura.


III. Naamã queria ensinar o profeta (2 Reis 5:11).


Quando Naamã chegou à casa do profeta Eliseu, ele estava cheio de orgulho e expectativas. Ele esperava ser tratado com grande cerimônia, mas Eliseu o instruiu a fazer algo simples: mergulhar sete vezes no rio Jordão. Naamã inicialmente resistiu a essa instrução, achando que suas próprias ideias eram melhores. Isso nos lembra que, muitas vezes, precisamos abandonar nossas próprias ideias e humildemente seguir as instruções de Deus, que podem parecer simples, mas são poderosas.

Ao chegar, Eliseu enviou um servo a Naamã e disse-lhe que fosse mergulhar sete vezes no rio Jordão e ele seria curado. Naamã virou-se furioso e preparou-se para retornar à Síria.

Ele ficou muito desapontado porque pensou, veja bem, pensou que o profeta iria até ele e lhe diria para fazer ou lhe diria para fazer alguma grande coisa.

Ele também achava que outros rios eram mais desejáveis ​​que o rio Jordão.

O homem há muito tempo ignora a simplicidade das maneiras pelas quais Deus trabalha. Lembre-se de que Deus nem sempre trabalha como o homem preconcebeu que Ele faria.

Publicidade

IV. Naamã ouviu seus servos e cumpriu a ordem do Profeta (2 Reis 5:13).

Você gosta de finais felizes. A maioria das pessoas faz isso, e a história de Naamã tem um final feliz para ele.

Com o tempo, Naamã foi aconselhado por um servo de confiança e superou seu preconceito e sua teimosia e foi para o rio Jordão.

Ele mergulhou uma vez. . . uma segunda vez . . . uma terceira vez. . . uma quarta vez. . . uma quinta vez. . . uma sexta vez. . . e então uma sétima vez, após a qual sua carne ficou inteira e a lepra desapareceu completamente. . . totalmente erradicado de seu corpo.

Graças a Deus, Naamã tinha servos sábios que o encorajaram a seguir as instruções do profeta. Quando finalmente ele se rendeu à vontade de Deus e mergulhou sete vezes no Jordão, sua lepra foi completamente curada. Sua obediência e humildade o levaram à redenção.

Pregação sobre Naamã:  A Jornada da Leprosia à Redenção 2 Reis 5:1-13
Leia mais
  1. O Ministério de João Batista: Preparando o Caminho para o Salvador
  2. Pregação sobre o Evangelho: Uma Mensagem Global de Esperança
  3. Pregação Sê forte e corajoso Josué 1:6-9
  4. Pregações Evangélicas: Esboços de Sermões Prontos e Edificantes 


Conclusão:

A história de Naamã nos lembra da importância da humildade, da fé e da obediência em nossa jornada espiritual. Como Naamã, podemos ter sucesso em muitas áreas de nossas vidas, mas se não lidarmos com a questão espiritual da lepra do pecado, estaremos incompletos. Devemos aprender a ouvir a voz de Deus, mesmo quando Suas instruções parecem simples, e confiar em Sua vontade para nossa cura e redenção.


Que possamos todos seguir o exemplo de Naamã, ouvindo a voz de Deus e obedecendo às Suas instruções, para que possamos experimentar a verdadeira cura espiritual e a redenção que só Ele pode oferecer. 

 
Sobre | Termos de Uso | Políticas de Cookies | Política de Privacidade

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu único Filho para que todo aquele que Nele crer não pereça, mas tenha vida eterna João 3:16