Publicidade

Pregação sobre Agar: Lições de Submissão, Paciência e Providência Divina

 "Agar: Lições de Submissão, Paciência e Providência Divina"


Introdução:

A vida de Agar, uma mulher cuja jornada nos ensina valiosas lições de submissão, paciência e a providência divina. A história de Agar, registrada em Gênesis, é uma fonte rica de insights que podem iluminar nossas próprias jornadas de fé. Vamos examinar essas lições preciosas juntos.

Publicidade

I. Submissão diante das Dificuldades: Gênesis 16:6

A história de Agar começa com desafios e tensões no lar de Sarai e Abrão. Diante das dificuldades, Agar escolheu a submissão. Mesmo quando as circunstâncias eram desfavoráveis, sua postura submissa é notável. Às vezes, a submissão diante das adversidades é o primeiro passo para ver a mão de Deus agindo em nossas vidas.


II. A Impaciência e Suas Consequências: Gênesis 16:1-2

No entanto, a impaciência de Sarai e a falta de confiança na promessa de Deus levaram à sugestão de Agar para ser uma solução para a questão da descendência. A impaciência muitas vezes nos leva a tomar decisões precipitadas, ignorando o plano perfeito de Deus.


III. O Encontro com o Anjo no Deserto: Gênesis 16:7-8

Agar, fugindo da difícil situação em casa, encontra um anjo no deserto. Este encontro revela a atenção especial de Deus para com ela. Em nossos próprios desertos, Deus também está presente, pronto para nos encontrar e guiar.


IV. A Promessa de uma Grande Nação: Gênesis 16:10

O anjo faz uma promessa extraordinária a Agar: sua descendência será incontável. Essa promessa destaca a soberania de Deus sobre o futuro e Seu plano mesmo em meio aos nossos erros.

Publicidade

V. A Submissão ao Plano de Deus: Gênesis 16:9

Ao receber a instrução do anjo, Agar escolheu submeter-se ao plano de Deus. Este é um momento crucial em sua jornada, mostrando que a submissão pode ser restauradora e alinhada com o propósito divino.


VI. O Nome Dado por Deus a Ismael: Gênesis 16:11

O nome dado a Ismael, "Deus ouve", destaca o fato de que Deus está atento às nossas lutas. Ele ouve nossos clamores mesmo quando nos encontramos em circunstâncias difíceis.


VII. A Fonte Chamada "Aquele que Vive e me Vê": Gênesis 16:13

Agar faz uma profunda confissão de fé, chamando o Senhor de "Aquele que Vive e me Vê". Isso revela sua crescente compreensão da natureza íntima e pessoal de Deus.


VIII. A Lição da Submissão e Confiança em Deus: Gênesis 16:13-14

A experiência de Agar é uma lição poderosa sobre submissão e confiança em Deus. Ela aprendeu que o Deus que a vê é também o Deus que a guia, mesmo quando suas escolhas pareciam conduzir a um caminho sem saída.


IX. O Cumprimento da Promessa a Ismael: Gênesis 21:17-18

A promessa de Deus a Ismael se cumpre. Mesmo quando Agar e seu filho são rejeitados pela casa de Sarai, Deus os vê, ouve e providencia. Ele é um Deus de fidelidade, cumprindo Suas promessas.


X. A Providência de Deus na Vida de Agar e Ismael: Gênesis 21:20-21

A história de Agar não termina no deserto; ela e Ismael são providos por Deus. Eles prosperam, revelando a mão divina na jornada daqueles que confiam Nele. A providência de Deus vai além do momento presente, abraçando o futuro com esperança.

Pregação sobre Agar: Lições de Submissão, Paciência e Providência Divina

Leia também

  1. Pregação sobre Primícias: Uma Demonstração de Gratidão e Confiança
  2. Pregação sobre o Vale de Ossos Secos Ezequiel 37:1-14
  3. Pregação sobre Daniel na Cova dos Leões: Lições de Integridade e Fé
  4. Pregações para Culto das Mulheres, Senhoras e Irmãs

Conclusão:

Amados, ao contemplarmos a jornada de Agar, somos desafiados a buscar a submissão, confiar na providência divina e reconhecer que o Deus que nos vê é também o Deus que nos guia. Que as lições da vida de Agar inspirem-nos a confiar na soberania de Deus em cada passo de nossa jornada. Assim como Ele guiou Agar, Ele também nos guiará. 

 
Sobre | Termos de Uso | Políticas de Cookies | Política de Privacidade

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu único Filho para que todo aquele que Nele crer não pereça, mas tenha vida eterna João 3:16