Publicidade

Pregação sobre Dorcas: Servindo com Amor e Generosidade Atos 9:36-42

 Pregação sobre Dorcas:  Servindo com Amor e Generosidade Atos 9:36-42


Dorcas (Tabita) de Jope . Ela é modelo de fé para todas as mulheres.

 “Em Jope havia uma discípula chamada Tabita (que, quando traduzido, é Dorcas). . . “Atos 9:36. Ela é descrita na Bíblia como uma “. . . . Que sempre estava fazendo o bem e ajudar os pobres.” Atos 9:36

Ela viu as necessidades ao seu redor e se esforçou para aliviá-las. Ela não passou do outro lado. . . Ela não se afastou do necessidades ao seu redor. . . Ela fez o que pôde para ajudar aqueles que precisavam de ajuda.

Publicidade

'Naquela época ela adoeceu e morreu. Lida estava perto de Jope; então, quando os discípulos Ouviram que Pedro estava em Lida, enviaram-lhe dois homens e insistiram com ele, 'Por favor, venha imediatamente!' Pedro foi com eles e.

Todas as viúvas ficaram ao redor dele chorando e mostrando-lhe os mantos e outras roupas que Dorcas havia feito enquanto ela ainda estava com eles. Atos 9:37-39

Ela era uma serva obediente de Deus. . . . Ela praticava boas obras.. Cada congregação precisa de tantas Dorcas quanto puder. . . 

”Pedro mandou todos saírem da sala; então ele se ajoelhou e orou. Voltando-se para a mulher morta, ele disse: 'Tabita, levante-se.' Ela abriu os olhos e, vendo Pedro, sentou-se. Ele a pegou pela mão e ajudou-a a ficar de pé. Então ele chamou os crentes e as viúvas e apresentou-a a eles viva. Isto se tornou conhecido em toda Jope, e muitas pessoas acreditaram no Senhor.” E como resultado dela ter ressuscitado, muitas pessoas foram trazidas a Cristo. 

I. Temos Tido uma Vida de Dorcas na Comunidade? (Atos 9:36)


Dorcas era conhecida por sua dedicação em servir os necessitados em sua comunidade. Ela era uma mulher cheia de boas obras e caridade. Sua vida nos desafia a avaliarmos se estamos seguindo seu exemplo de amor e serviço desinteressado aos outros.


II. A Caridade e Generosidade têm Sido Parte de Nossa Vida Cristã? (Atos 9:36)


Dorcas não apenas ajudava os necessitados, mas também era generosa em suas doações. Ela usava seus recursos para abençoar os menos afortunados ao seu redor. Isso nos leva a considerar se estamos praticando a generosidade e a partilha de nossos recursos com aqueles que precisam.


III. Qual Legado Deixaremos como Dorcas? (Atos 9:37)


A morte de Dorcas deixou um vazio na comunidade cristã. Sua ausência foi profundamente sentida pelos que foram beneficiados por seu serviço e generosidade. Isso nos faz refletir sobre o legado que deixaremos para trás quando partirmos deste mundo. Estamos deixando um impacto positivo e duradouro nas vidas daqueles ao nosso redor?


IV. O Testemunho dos Discípulos sobre Dorcas (Atos 9:38)


Quando Dorcas morreu, os discípulos enviaram mensageiros a Pedro, que estava em uma cidade próxima. Eles compartilharam sobre as muitas boas obras e atos de caridade que Dorcas havia realizado. Isso destaca a importância de testemunharmos uns aos outros sobre as virtudes e ações piedosas daqueles ao nosso redor.

Publicidade

V. O Lamento da Comunidade pela Perda de Dorcas (Atos 9:39)


A morte de Dorcas causou grande pesar entre os que a conheciam. As viúvas que foram ajudadas por ela choraram e mostraram as túnicas e roupas que ela havia feito. Isso demonstra o impacto positivo que Dorcas teve na vida daqueles que ela serviu.


VI. Precisamos de um Milagre para Ser Impactantes na Comunidade (Atos 9:40-41)


Pedro, ao chegar na cidade onde Dorcas estava, foi conduzido ao quarto onde seu corpo estava. Ele orou e pediu que ela se levantasse, e Deus realizou um milagre, trazendo Dorcas de volta à vida. Esse milagre demonstrou o poder de Deus e o impacto que um indivíduo piedoso pode ter na comunidade.


VII. O Testemunho do Milagre na Comunidade (Atos 9:42)


O milagre da ressurreição de Dorcas espalhou-se rapidamente pela cidade e muitos creram no Senhor por causa disso. Isso destaca como nossas vidas e ações podem ser poderosos testemunhos do amor e do poder de Deus para aqueles ao nosso redor.

Pregação sobre Dorcas:  Servindo com Amor e Generosidade Atos 9:36-42

Leia também

  1. Pregação sobre as Dez Virgens:  Estar Pronto para o Noivo Mateus 25:1-13
  2. Pregação sobre Adoração em Espírito e Verdade: O Chamado ao Coração João 4:19–24
  3. Pregação sobre a Páscoa: Um Retrato da Redenção
  4. Pregações para Culto das Mulheres, Senhoras e Irmãs

Conclusão:


A história de Dorcas nos desafia a vivermos vidas de amor, serviço e generosidade, deixando um legado duradouro para as gerações futuras. Que possamos seguir seu exemplo, sendo luz e sal neste mundo, impactando nossa comunidade com o amor de Cristo. Que nossa vida seja um reflexo do amor e da bondade de Deus, assim como foi a vida de Dorcas.


 
Sobre | Termos de Uso | Políticas de Cookies | Política de Privacidade

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu único Filho para que todo aquele que Nele crer não pereça, mas tenha vida eterna João 3:16