Publicidade

Pregação sobre a Viúva de Sarepta: 1 Reis 17:12-16

 Lições da Viuva de Sarepta: Confiança, Obediência e Provisão Divina


Introdução:


Vamos mergulhar na história da viúva de Sarepta, encontrada no livro de 1 Reis, capítulo 17. Nesta passagem, encontramos uma mulher que enfrentou tempos de escassez e dificuldades, mas que também experimentou a provisão milagrosa de Deus. Vamos examinar as lições preciosas que podemos aprender com a vida e a fé dessa mulher.

Publicidade

I. Vivendo em Tempos de Escassez (1 Reis 17:12)


A viúva de Sarepta viveu em um período de grande escassez e dificuldades. Ela estava à beira da fome e da desesperança, enfrentando uma situação desesperadora que parecia não ter solução. Muitas vezes, também nos encontramos em situações semelhantes, enfrentando tempos de escassez em diversas áreas de nossas vidas.


II. Dependência Total de Deus. O Que Tu Tens? (1 Reis 17:12)


Diante da situação desesperadora, o profeta Elias se aproxima da viúva e pede-lhe um pouco de água e pão. A resposta da viúva revela sua total dependência de Deus: "Tão certo como vive o Senhor, teu Deus, não tenho pão; tão somente um punhado de farinha numa panela e um pouco de azeite numa botija". Ela reconhece sua própria carência e insuficiência, mas confia na providência divina.


III. Ouvir à Voz de Deus (1 Reis 17:13-14)


Apesar da sua situação desesperadora, a viúva escolhe obedecer à voz de Deus, manifestada por meio do profeta Elias. Ela não permite que o medo ou a falta de recursos a impeçam de agir conforme a orientação divina. Isso nos ensina a importância de estar atentos à voz de Deus e a responder com obediência, mesmo quando parece ilógico aos olhos humanos.


IV. A Obediência à Voz de Deus (1 Reis 17:15)


Ao obedecer à palavra de Elias, a viúva experimenta a maravilhosa provisão divina. Ela faz exatamente como o profeta lhe instruiu, e o resultado é uma provisão milagrosa que ultrapassa suas expectativas. Isso nos lembra que a obediência à voz de Deus é o caminho para experimentar sua provisão abundante em nossas vidas.

Publicidade

V. A Provisão Divina em Momentos de Necessidade (1 Reis 17:16)


Deus não apenas supre as necessidades básicas da viúva, mas realiza um milagre contínuo, fazendo com que a farinha e o azeite não se esgotem até que a seca termine. Isso nos mostra que Deus é o nosso provedor fiel, capaz de suprir todas as nossas necessidades, mesmo nos momentos mais difíceis e improváveis.


VI. A Fé é Recompensada (1 Reis 17:16)


A viúva experimenta a recompensa da sua fé e obediência. Sua disposição de confiar em Deus e obedecer à sua palavra resulta em bênçãos abundantes e sustentáveis. Isso nos ensina que a fé verdadeira é sempre recompensada por Deus, mesmo que inicialmente pareça difícil ou desafiadora.


VII. O Testemunho de Obediência e Confiança (1 Reis 17:15)


O testemunho da viúva de Sarepta se torna uma fonte de inspiração para outros ao seu redor. Sua história de fé e provisão divina é um testemunho poderoso do cuidado e fidelidade de Deus. Da mesma forma, quando confiamos em Deus e obedecemos à sua vontade, nosso testemunho pode impactar positivamente aqueles que nos cercam.


VIII. A Importância de Compartilhar Nossas Bençãos (1 Reis 17:15)


A viúva não apenas recebe a provisão de Deus para si mesma, mas também compartilha suas bênçãos com o profeta Elias. Esse ato de generosidade e gratidão demonstra sua fé e confiança na providência divina. Assim como a viúva, somos chamados a compartilhar as bênçãos que recebemos de Deus com os outros, reconhecendo que tudo o que temos vem dele.

A Promessa de Deus é Confiável ele nos dará a vida eterna 1 Reis 17:16 

Pregação sobre a Viúva de Sarepta: 1 Reis 17:12-16
Leia também
  1. Pregação sobre A Vinha de Nabote: Lições sobre Ganância e Consequências 1 Reis 21:1-29
  2. Pregação sobre a Pesca Maravilhosa: Lucas 5:1-12
  3. Pregação sobre Pedro: Lições que aprendemos com a sua Jornada 
  4. Pregações para Culto das Mulheres, Senhoras e Irmãs


Conclusão:


A história da viúva de Sarepta nos ensina lições preciosas sobre confiança, obediência e provisão divina. Assim como essa mulher enfrentou tempos de escassez, nós também podemos confiar em Deus em meio às dificuldades e confiar que Ele é nosso provedor fiel. Que possamos ouvir à voz de Deus, obedecer à sua palavra e compartilhar generosamente as bênçãos que recebemos. Que o exemplo da viúva de Sarepta inspire-nos a viver uma vida de fé e confiança em Deus. 

 
Sobre | Termos de Uso | Políticas de Cookies | Política de Privacidade

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu único Filho para que todo aquele que Nele crer não pereça, mas tenha vida eterna João 3:16