Publicidade

Devocional sobre Identidade Cristã - Vivendo Como Filhos de Deus

 Identidade Cristã - Vivendo Como Filhos de Deus


Introdução


Vamos refletir sobre nossa identidade como cristãos. Como filhos de Deus, temos uma identidade extraordinária e uma missão nobre neste mundo. Ao examinarmos as Escrituras, descobrimos a riqueza e a profundidade daquilo que significa ser um seguidor de Cristo. Hoje, exploraremos juntos esses aspectos de nossa identidade cristã e como podemos viver de acordo com eles em nosso dia a dia.


1. Filhos de Deus: (1 João 3:1)


O apóstolo João nos lembra com amor e admiração: "Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: sermos chamados filhos de Deus!" (1 João 3:1). Essa é a base de nossa identidade cristã - somos amados e adotados como filhos por Deus, o Pai celestial. Como filhos amados, temos acesso direto ao Pai e desfrutamos de Seu cuidado e proteção.

2. Novas Criaturas em Cristo: (2 Coríntios 5:17)


Paulo nos ensina que, em Cristo, somos feitos novas criaturas; o velho já passou, e eis que tudo se fez novo. (2 Coríntios 5:17). Isso significa que nossa identidade não está mais enraizada em nossos pecados passados ou em nossa natureza caída, mas sim na obra redentora de Cristo em nós. Somos transformados pelo poder do Espírito Santo e capacitados a viver uma vida que glorifica a Deus.

3. Cidadãos do Reino dos Céus: (Filipenses 3:20)


Paulo nos lembra: "A nossa cidadania, porém, está nos céus, de onde esperamos ansiosamente um Salvador, o Senhor Jesus Cristo" (Filipenses 3:20). Como cidadãos do reino dos céus, nossa lealdade e nossa identidade estão firmemente enraizadas em Cristo. Vivemos de acordo com os valores do reino de Deus e aguardamos com esperança a volta de nosso Salvador.

4. Templo do Espírito Santo: (1 Coríntios 3:16)


Paulo nos revela: "Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês?" (1 Coríntios 3:16). Como templo do Espírito Santo, somos moradas de Deus aqui na terra. Ele habita em nós, capacitando-nos a viver uma vida santa e a glorificar a Deus em tudo o que fazemos.

5. Sacerdócio Real: (1 Pedro 2:9)


Pedro proclama: "Vocês, porém, são raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz" (1 Pedro 2:9). Como sacerdotes reais, temos o privilégio de interceder diante de Deus em favor de nós mesmos e dos outros, levando as necessidades do mundo diante do trono da graça.

6. Imitadores de Cristo: (1 João 2:6)


João nos exorta: "Aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou" (1 João 2:6). Como discípulos de Cristo, somos chamados a imitar o exemplo de nosso Mestre em todas as áreas de nossas vidas. Devemos refletir o caráter de Cristo em nossas ações, palavras e atitudes.

7. Testemunhas de Cristo: (Atos 1:8)


Jesus nos comissiona: "Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra" (Atos 1:8). Como testemunhas de Cristo, somos chamados a proclamar o Evangelho a todo o mundo, compartilhando o amor e a graça de Deus com aqueles que estão perdidos.

8. Amor como Identidade: (João 13:35)


Jesus nos ensina: "Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros" (João 13:35). O amor é a marca distintiva de nossa identidade como cristãos. Devemos amar uns aos outros assim como Cristo nos amou, demonstrando o amor de Deus em nossas vidas e relacionamentos.

9. Escolhidos e Amados por Deus: (Efésios 1:4)


Paulo nos lembra: "Pois Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença, em amor" (Efésios 1:4). Antes da fundação do mundo, Deus nos escolheu e nos amou com um amor eterno. Essa é a nossa identidade fundamental - somos amados e aceitos por Deus, não por mérito próprio, mas pela graça de Deus em Cristo Jesus.

Devocional sobre Identidade Cristã - Vivendo Como Filhos de Deus

Leia também: 

Conclusão


Queridos irmãos e irmãs, que possamos viver de acordo com nossa verdadeira identidade como filhos de Deus. Que possamos nos alegrar no fato de que somos amados, perdoados e aceitos por Deus, e que isso nos motive a viver uma vida que O glorifica em tudo o que fazemos. Que possamos refletir o caráter de Cristo em nossas vidas e ser testemunhas eficazes do Seu amor e graça para com o mundo perdido ao nosso redor. Que Deus nos capacite a viver de acordo com nossa identidade cristã e a cumprir a missão que Ele nos confiou.

 
Sobre | Termos de Uso | Políticas de Cookies | Política de Privacidade

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu único Filho para que todo aquele que Nele crer não pereça, mas tenha vida eterna João 3:16