Publicidade

Como Realizar Inscrição no INSS?

 

Realizar Inscrição no INSS


O que é Inscrição no INSS?

Serviço para fazer a sua inscrição no INSS e gerar o número de inscrição do trabalhador (NIT).

Se você já é cadastrado no PIS, PASEP ou NIS, esse já é seu número de inscrição também para o INSS.

Publicidade

Quem pode utilizar este serviço?

Pessoa que quer se inscrever no INSS para:

  • começar a contribuir;
  • ser procurador ou representante legal de outra pessoa; ou,
  • somente solicitar algum serviço.
Acesse o Meu INSS;
Clique em “Inscrever no INSS”;
Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.

Se a inscrição é para uma pessoa que não é contribuinte, por exemplo, crianças ou procuradores, a solicitação deve ser feita pelo telefone 135.

Publicidade

CANAIS DE PRESTAÇÃO

   Aplicativo móvel :  Baixe o Meu INSS

Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível
Ligue para 135.
Web :  Site do Meu INSS


DOCUMENTAÇÃO

Documentação em comum para todos os casos
Obrigatória:

Número do CPF;
Número de um documento de identificação (carteira de identidade, de motorista ou de trabalho).
Se for procurador ou representante legal:

Procuração ou termo de representação legal (tutela, curatela, termo de guarda);
Documento de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS) e CPF do procurador ou representante.

A resposta é imediata pois o número da inscrição é gerado no final da solicitação.

Este serviço é gratuito para o cidadão.

Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato. Em caso de dúvidas, ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.

O serviço está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).

Este é um serviço do(a) Instituto Nacional do Seguro Social . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

Veja também


Qual é a importância do INSS?

Publicidade

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma autarquia federal brasileira responsável por administrar e conceder benefícios previdenciários aos trabalhadores e seus dependentes, como aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, salário-maternidade, entre outros.

A importância do INSS é fundamental para garantir a proteção social dos trabalhadores e seus dependentes, garantindo uma renda mínima para aqueles que não possuem mais capacidade laboral, seja por idade avançada, doença, acidente ou morte. Além disso, o INSS é responsável por fiscalizar e garantir que as empresas cumpram com as obrigações trabalhistas e previdenciárias, contribuindo para a manutenção da justiça social e da segurança jurídica.

O INSS é uma importante instituição para a sociedade brasileira, pois atua na promoção do bem-estar social e na garantia da qualidade de vida dos trabalhadores e seus dependentes. Seu papel é fundamental para o desenvolvimento social e econômico do país, uma vez que a previdência social é um dos pilares do sistema de proteção social.

Qual é a origem do INSS?

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem suas raízes na criação da Caixa de Aposentadorias e Pensões em 1923, que foi a primeira iniciativa de previdência social no Brasil. Essa instituição foi criada pelo governo federal com o objetivo de garantir aos trabalhadores ferroviários aposentadoria e pensão por morte.

A partir daí, foram criadas outras Caixas de Aposentadorias e Pensões, destinadas a outros trabalhadores, como bancários e servidores públicos. Em 1960, foi criado o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), que passou a ser responsável pela unificação das Caixas e pela administração da previdência social em todo o país.

Posteriormente, em 1990, foi criado o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que substituiu o INPS e passou a ser responsável pela concessão e administração de benefícios previdenciários, além de outras atividades relacionadas à proteção social dos trabalhadores brasileiros.

Como Realizar Inscrição no INSS?

Atualmente, o INSS é responsável por garantir a proteção social de milhões de brasileiros, oferecendo benefícios previdenciários e trabalhistas, além de promover a fiscalização e o cumprimento das leis previdenciárias e trabalhistas.

 
Sobre | Termos de Uso | Políticas de Cookies | Política de Privacidade

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu único Filho para que todo aquele que Nele crer não pereça, mas tenha vida eterna João 3:16