Sirva Como Jesus
Um tema fundamental em nossa jornada de fé: o serviço, e como podemos seguir o exemplo de Jesus em nossa vida cotidiana. Em um mundo que muitas vezes nos ensina a priorizar o "eu" em detrimento dos outros, o chamado de Deus é claro: sirva como Jesus. Nossa passagem de hoje está em Mateus 20:20-28, e também exploraremos Lucas 17:6-10.
I. Jesus ensinou que servir trará felicidade
A sociedade moderna frequentemente nos diz para cuidar de nós mesmos, priorizar nossos próprios interesses e desejos. No entanto, Jesus nos ensinou o oposto. Ele disse em Atos 20:35 que é mais abençoado dar do que receber. A felicidade verdadeira vem quando servimos aos outros, quando compartilhamos o amor de Deus com aqueles que nos rodeiam.
Como cristãos, fomos criados em Cristo Jesus para boas obras (Efésios 2:10). O paradoxo é que, ao aliviar a carga dos outros, encontramos alívio para as nossas próprias cargas.
II. Jesus ensinou que servir deveria ser intencional
Muitos conflitos e desentendimentos em nossos relacionamentos poderiam ser resolvidos se lembrássemos que estamos servindo ao Senhor em tudo o que fazemos, não apenas às pessoas. Colossenses 3:23-24 nos lembra de que, seja qual for a nossa ocupação, devemos fazê-la de coração, como para o Senhor.
Pergunto a vocês: O que Jesus já fez por você que justificaria se negar a fazer o bem a Ele através do serviço aos outros?
III. Jesus ensinou que devemos servir com humildade
Jesus mesmo nos deu o exemplo de humildade ao lavar os pés de seus discípulos (João 13:1-17). Ele nos chamou para brilhar como luz no mundo (Mateus 5:16) não apenas quando os outros estão observando, mas também quando ninguém vê ou sabe.
Devemos servir com humildade, reconhecendo que tudo o que temos e somos é um dom de Deus.
IV. Jesus nos ensinou a servir independentemente das circunstâncias
Jesus nos chamou para servir mesmo quando nos sentimos inúteis ou quando enfrentamos dificuldades. Ele disse em Lucas 17:10 que somos servos inúteis, fazendo apenas o que nos foi ordenado. Paulo também nos alertou que todos os que vivem piedosamente sofrerão perseguição (2 Timóteo 3:12). Mas lembre-se, o serviço a Deus é algo que fazemos livremente, como um ato de amor e gratidão.
Leia mais
- Pregação sobre Fofoca: O que sai da vossa boca?
- Pregação sobre Centurião: Fé Incomparável Lucas 7:1-9
- Pregação sobre Abraão, o amigo de Deus
- Pregações Evangélicas: Esboços de Sermões Prontos e Edificantes
Conclusão:
Nosso Senhor Jesus Cristo veio a este mundo não para ser servido, mas para servir (Mateus 20:28). Como discípulos de Jesus, estamos em constante busca para nos tornarmos mais semelhantes a Ele (Romanos 8:29). E a maneira mais eficaz de fazê-lo é seguir o Seu exemplo de serviço abnegado. Lembre-se de que você nunca será mais parecido com o Senhor que ama do que quando se dedica ao serviço aos seus companheiros de jornada. Portanto, que possamos nos esforçar para servir como Jesus serviu, com amor, humildade e intencionalidade, trazendo alegria ao coração de Deus e luz ao mundo. Amém.