Publicidade

Pregação sobre Rute: Uma História de Lealdade, Amor e Redenção

 Rute: Uma História de Lealdade, Amor e Redenção


A extraordinária história de Rute, uma mulher cujas escolhas refletiram lealdade, amor e a profunda providência de Deus. A história de Rute nos leva a examinar nossa própria jornada de fé e como as decisões que fazemos moldam nosso destino. Vamos aprender com Rute e ser inspirados por sua incrível demonstração de fidelidade.

Publicidade

1. A Escolha de Rute pela Lealdade e Amor (Rute 1:16):

Rute, inicialmente uma nora moabita, escolheu permanecer ao lado de sua sogra, Noemi, após a morte de seus maridos. Sua declaração, "O teu povo será o meu povo, e o teu Deus será o meu Deus," revela uma lealdade profunda e um amor que transcende as circunstâncias.


2. A Decisão de Rute em Acompanhar Noemi (Rute 1:14):

Rute, ao lado de sua cunhada Orfa, enfrentou uma escolha difícil após a morte de seus esposos. Orfa optou por voltar para sua terra, mas Rute escolheu ficar com Noemi, mostrando sua coragem e compromisso com o relacionamento e a fé compartilhada.


3. A Coragem de Rute Diante da Adversidade (Rute 2:2):

Rute não se deixou abater pela adversidade. Ela foi corajosa ao buscar meios para sustentar a si e a Noemi durante a colheita. Sua disposição para trabalhar arduamente reflete uma fé resiliente e a determinação de prover para sua família.


4. A Graça e Favor de Deus na Vida de Rute (Rute 2:10):

A providência divina se manifestou na vida de Rute quando ela encontrou graça e favor nos olhos de Boaz, o dono do campo em que estava colhendo. A disposição de Rute para confiar em Deus e trabalhar diligentemente atraiu a atenção divina.

Publicidade

5. A Providência Divina na Colheita de Rute (Rute 2:12):

Boaz reconheceu a fé e lealdade de Rute, abençoando-a e reconhecendo a providência de Deus em sua vida. Essa colheita foi mais do que grãos; era a manifestação do cuidado divino sobre Rute e Noemi.


6. A Abundância da Colheita de Rute por Sua Fidelidade (Rute 2:17-18):

Rute colheu uma quantidade abundante de grãos, indo além das expectativas. Sua fidelidade e trabalho árduo foram recompensados por Deus, demonstrando que Ele honra aqueles que O buscam com integridade.


7. A Orientação Sábia de Noemi para Rute (Rute 3:1):

Noemi, reconhecendo a necessidade de um resgate e um lar seguro para Rute, oferece conselhos sábios. Ela orienta Rute na busca de uma aliança mais próxima com Boaz, mostrando uma compreensão profunda da cultura e dos costumes.


8. A Reputação e Caráter de Rute Reconhecidos (Rute 3:11):

Boaz reconheceu a reputação de Rute como mulher virtuosa e abençoou-a por suas atitudes nobres. Sua boa reputação foi construída ao longo do tempo, destacando a importância da consistência no caráter cristão.


9. O Resgate de Rute por Boaz como Símbolo de Redenção (Rute 4:9-10):

O casamento de Rute com Boaz não foi apenas um evento feliz; foi um símbolo poderoso da redenção. Boaz, como remidor, não apenas casou-se com Rute, mas também resgatou a família e a herança de Elimeleque.

Pregação sobre Rute: Uma História de Lealdade, Amor e Redenção

Leia mais

  1. Pregação sobre o Espírito Santo em Nossas Vidas
  2. Pregação sobre Davi e Golias: Enfrentando Gigantes com Fé e Coragem
  3. Pregação sobre a Volta de Jesus: Gloriosa Promessa
  4. Pregações para Culto das Mulheres, Senhoras e Irmãs

Conclusão:

A história de Rute é uma jornada de lealdade, amor e redenção. Ela nos inspira a escolhermos, como ela escolheu, permanecer fiéis em meio às adversidades, confiando na providência divina. Que, assim como Rute, possamos ver as bênçãos da fidelidade, reconhecendo que Deus está no controle e é nosso Redentor fiel. Que a história de Rute nos motive a vivermos vidas de compromisso, amor e confiança na soberania de Deus.

 
Sobre | Termos de Uso | Políticas de Cookies | Política de Privacidade

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu único Filho para que todo aquele que Nele crer não pereça, mas tenha vida eterna João 3:16