Publicidade

Onde Encontrar a Verdadeira Satisfação? (Sermão Homilético)

 Pregação sobre Satisfaçã:Onde Encontrar ?  

A verdadeira satisfação é muitas vezes ilusória e difícil de alcançar por esses meio.  livro de Eclesiastes, escrito por Salomão, o homem mais sábio que já viveu, nos oferece uma profunda reflexão sobre onde a verdadeira satisfação pode ser encontrada. Vivemos em um mundo onde muitos buscam satisfação em diversas áreas: sabedoria, riqueza, poder, prazer, entre outras. No entanto, . O Hoje, vamos explorar essas lições para entender melhor o propósito de nossa busca pela verdadeira satisfação.

Publicidade

Muitos anúncios apelam ao nosso desejo natural  — prometendo alegria e contentamento se apenas experimentarmos seus produtos.

Mas olhe ao seu redor, a maioria das pessoas nunca encontrou a felicidade verdadeira e duradoura!

Como resultado, algumas pessoas se tornaram cínicas sobre o ilusório estado de felicidade — negando que ela sequer exista.
  •    a. Existe algo como felicidade verdadeira?
  •    b. Sim — a felicidade é uma realidade e pode ser nossa.
  •    c. Os cristãos não só podem ser felizes, mas

1. Deus espera e ordena que seu povo seja feliz:   

  • Reino de Deus é Alegria no Espírito Santo. Romanos 14:17 
  • Alegrai-vos no Senhor Filipenses 3:1 Filipenses 4:4
  • Alegrai-vos sempre    I Tessalonicenses 5:16
  • Alegrai-vos por serdes participantes dos sofrimentos de Cristo1 Pedro 4:13 
Paulo se alegrava e transbordava de felicidade mesmo em circunstâncias nada agradáveis.   2 Coríntios 6:10: II Cor. 7:4:  II Cor. 12:10 :

Muitas outras passagens poderiam ser citadas, mas estas são suficientes para mostrar que, de todas as pessoas, nós, como cristãos, deveríamos ser satisfeitos

Todos podemos concordar (com base nessas passagens) que Deus espera que Seus filhos estejam em contentamento — mas a pergunta permanece: "Como?"
  •   1. A felicidade não é algo que encontramos por acidente.
  •   2. A felicidade não pode ser comprada, vendida ou negociada 
  •   3. Felizmente, a felicidade não é uma mercadoria oferecida apenas aos ricos e abastados.
  •   4. A felicidade é um estado de espírito ao alcance de todos!
  •   5. Muitos livros foram escritos; todos alegando conter a fórmula para a felicidade e o contentamento.
Mas o melhor conselho que pode ser encontrado sobre o assunto foi escrito anos atrás e está na Palavra de Deus — a Bíblia.

2. Conte suas Bênçãos e viva cada dia de uma vez

Outras pessoas não precisam dos seus problemas, elas já têm problemas suficientes. Deus prometeu abençoar Seus filhos abundantemente. Mateus 6:33    Malaquias 3:10
  
Claro que você tem seus problemas — todos nós temos — mas sejamos realistas, nossas bênçãos superam em muito nossos fardos.
   1. Precisamos praticar a letra da música: "Conte suas muitas bênçãos".
   2. Se contarmos nossas bênçãos, seremos mais  gratos ao nosso Pai Celestial.
 
Podemos vencer qualquer problema ou pecado se aprendermos a viver um dia de cada vez! 
   1. A maioria dos nossos medos em relação ao amanhã nunca se materializa.
   2. Muitas vezes não vemos as rosas aos nossos pés porque procuramos espinhos no caminho.

Se as pessoas aprendessem a viver um dia de cada vez, haveria menos úlceras e menos colapsos nervosos.

Não temos garantia de viver até o amanhã — então por que não encarar como ele vem — um dia de cada vez?    Tg 4:13-15: 
 
Se não estamos obtendo da vida o que esperamos, pode ser que estejamos esperando sempre receber e nunca dar.
   Lc 6:38: " Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos darão no regaço. Porque com a mesma medida com que medirdes, também vos medirão a vós."
   1. Alguns passam pela vida sempre esperando receber dos outros, mas nunca dão nada. 
 

3. Tenha uma vida de Intimidade com Deus


Numerosas escrituras poderiam ser citadas: 1 Tessalonicenses 5:17: " Orai sem cessar."

Filipenses 4:6 : "Não andeis ansiosos por coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças."

Colossenses 4:2: "Perseverai na oração ..."

Todo cristão deve reservar um tempo durante o dia para agradecer a Deus por suas muitas bênçãos e pedir sua orientação.

Quando marido e mulher não conversam ou se comunicam, sabemos que algo está errado — quando os filhos de Deus não se comunicam com Ele, algo está errado!

A oração é um ingrediente vital na Receita de Deus para a Felicidade.
 
Todas as coisas têm um lugar na vida. Mateus 6:33
   1. Algumas coisas são muito mais importantes que outras.
   2. Devemos aprender a manter as coisas importantes em primeiro lugar.

Muitas coisas na vida são importantes (algumas mais que outras).

Nosso Senhor enfatizou as prioridades em Mateus 6:33. Assuntos espirituais devem ter prioridade sobre coisas materiais.  Ninguém pode ser verdadeiramente satisfeito até aprender a contar o verdadeiro valor das coisas — e colocar as coisas mais importantes em primeiro lugar.
 

4. Busque a Paz de Deus

 
Muitas vezes permitimos que pequenas coisas nos incomodem (muitas vezes imaginárias). Permitimos que pequenas coisas nos roubem a felicidade.

Filipenses 4:7: "E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus." Nós (como cristãos), mais do que ninguém, temos todos os motivos para estar em paz conosco mesmos — temos paz com Deus.
 
Como filhos de Deus, devemos encher nossas mentes com bons pensamentos e ideias.

Filipenses 4:8: Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro , tudo o que é honesto , tudo o que é justo , tudo o que é puro, tudo o que é amável , tudo o que é de boa fama , se há alguma virtude, e se há algum louvor, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.

Não deve haver espaço para pensamentos malignos e inúteis na mente de um cristão.

5. Tenha Alegria com Deus

Estima-se que mais de 70% de todos os males físicos poderiam ser superados se aprendêssemos a rir e chorar. Muitos acham terrível rir e brincar (há momentos em que isso é inapropriado).

Provérbios 17:22: "O coração alegre serve de bom remédio, mas o espírito abatido vem a secar os ossos."

Romanos 12:15: "Alegrai-vos com os que se alegram, e chorai com os que choram. "

Somente quando aprendemos a rir e chorar uns com os outros é que podemos ser verdadeiramentesatisfeitos e "carregar as cargas uns dos outros".
 
 Aprenda a sorrir e o mundo sorrirá com você. Filipenses 4:4: "Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, alegrai-vos."

 7. Aprenda a Superar o medo e a Ansiedade com Deus


Como cristãos, devemos superar nossos medos com fé em Deus.

Somos fracos, mas nosso Pai é forte.

Mateus 10:28: "E não temais os que matam o corpo, e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo."

Filipenses 4:13: "Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece."

Com Deus do nosso lado, o que ou quem devemos temer?
 
 Muitas pessoas querem governar suas próprias vidas depois de obedecer ao evangelho.
   1. Mas devemos deixar que Deus tenha controle total de nossas vidas.
   2. Esta é a única maneira de encontrar a verdadeira paz e felicidade.
   3. Davi falou sobre isso no Salmo 23.

Não são as circunstâncias que importam em nossa vida, mas como nós vivemos em meio a essas circunstâncias.

Como Cristãos, nós devemos ter contentamento, não importa quais sejam as circunstâncias. Davi disse no Salmo 23: " Embora eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, pois tu estás comigo.

Devemos ter cuidado com o Individualismo excessivo e o princípio do prazer, muitos pensam:
O mundo existe para me fazer feliz. Estou preocupado com minha vida. 

Na vida, nem sempre conseguimos o que queremos. Deut. 3: 21-27, I Cor. 6: 9-11

Mas, podemos viver a felicidade, apesar das circunstâncias, com Cristo

1. Nossas circunstâncias não podem mudar nossa felicidade.

Maria diz em Lucas 1:46: “A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador”. Exalte a Deus.

Ana em I Samuel 2:1-2, “Meu coração exulta no Senhor... Não há santo como o Senhor, pois não há outro além de ti; não há rocha como o nosso Deus”.

Somente quando entregamos totalmente nossas vidas em completa rendição a Jesus Cristo podemos ou iremos experimentar a verdadeira felicidade. Salmo 128: 1, 2 estados; “Bem-aventurado todo aquele que teme ao Senhor, que anda em seus caminhos.

Para o cristão, a felicidade não depende das circunstâncias; é uma virtude, uma condição para que o crente desfrute em todas as circunstâncias que estão enraizadas em quem é Deus e quem somos em Cristo.

Pedro escreve: “Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele vos levante em prazo de entrega. Lance sobre Ele toda a sua ansiedade, porque Ele cuida de você. ” 1 Pedro 5: 6

Tiago escreve: “Considerem pura alegria, meus irmãos, sempre que vocês enfrentarem provações de muitos tipos, porque você sabe que o teste de sua fé produz perseverança. ” Tiago 1: 2

A Satisfação na Bíblia:

1. Satisfação Não se Encontra na Sabedoria – Eclesiastes 1:16

Em Eclesiastes 1:16, Salomão reflete sobre sua busca pela sabedoria e como isso não trouxe a satisfação esperada. Ele diz: "E disse comigo: Eis que eu me engrandeci e sobrepujei em sabedoria a todos os que houve antes de mim em Jerusalém; e o meu coração contemplou abundantemente a sabedoria e a ciência." Apesar de ter alcançado uma sabedoria incomparável, Salomão percebeu que isso, por si só, não era suficiente para trazer a verdadeira satisfação.

2. Satisfação Não se Encontra na Riqueza – Eclesiastes 2:10

Salomão também experimentou a abundância de riquezas e concluiu que elas não trazem a felicidade duradoura. Em Eclesiastes 2:10, ele diz: "E tudo quanto desejaram os meus olhos não lhes neguei, nem privei o meu coração de alegria alguma, mas meu coração se alegrou por todo o meu trabalho, e esta foi a minha porção de todo o meu trabalho." Mesmo com toda a riqueza e os prazeres que ela poderia comprar, Salomão encontrou vazio e frustração.

3. Satisfação Não se Encontra no Poder – Eclesiastes 4:13

O poder também é uma área onde muitos buscam satisfação, mas Salomão nos alerta sobre sua futilidade. Em Eclesiastes 4:13, ele observa: "Melhor é o jovem pobre e sábio do que o rei velho e insensato, que não se deixa mais admoestar." O poder sem sabedoria e a capacidade de ouvir e aprender levam à insensatez e, eventualmente, à insatisfação.

Publicidade

4. Satisfação Não se Encontra no Prazer – Eclesiastes 2:10

Além da sabedoria, riqueza e poder, Salomão também buscou prazer em todas as suas formas. Em Eclesiastes 2:10, ele afirma: "E tudo quanto desejaram os meus olhos não lhes neguei, nem privei o meu coração de alegria alguma, mas meu coração se alegrou por todo o meu trabalho, e esta foi a minha porção de todo o meu trabalho." No entanto, ele encontrou que o prazer temporário não podia preencher o vazio espiritual dentro de si.

5. Satisfação se Encontra em Deus – Eclesiastes 12:13

Finalmente, Salomão nos revela onde a verdadeira satisfação pode ser encontrada. Em Eclesiastes 12:13, ele conclui: "De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem." A satisfação verdadeira e duradoura só pode ser encontrada em um relacionamento reverente e obediente com Deus.

Pregação sobre Satisfação: Onde encontrar?
Veja também
  1. Pregação sobre a Tentação de Jesus Mateus 4:4-11
  2. Pregação sobre Dia das Mães: Valor Inestimável
  3. Pregação sobre Isaías 43: Não Temas


Conclusão:

A busca pela satisfação nas coisas deste mundo – sabedoria, riqueza, poder, e prazer – é uma busca infrutífera que muitas vezes nos deixa vazios e desiludidos. Salomão, com toda a sua experiência e sabedoria, nos ensina que a verdadeira satisfação está em temer a Deus e guardar os Seus mandamentos. Que possamos colocar nossa confiança e esperança em Deus, reconhecendo que só Ele pode preencher o vazio em nossas almas e nos dar a verdadeira paz e satisfação. 


👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Ronaldo Gomes da Silva Bacharel em Teologia e Professor de Homilética Especialista em Educação pela UFF, acima de tudo Servo de Deus. Ide e Pregai!

 
Sobre | Termos de Uso | Políticas de Cookies | Política de Privacidade

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu único Filho para que todo aquele que Nele crer não pereça, mas tenha vida eterna João 3:16