Publicidade

Pregação sobre o Tanque de Betesda: João 5:1-15

 Pregação sobre o Tanque de Betesda: João 5:1-15


Algum tempo depois, Jesus subiu a Jerusalém para uma festa dos judeus. 

Ora, há em Jerusalém, perto do Portão das Ovelhas um tanque, que em aramaico se chama Betesda.

O nome “Betesda” significa “casa de misericórdia” ou “lugar onde a misericórdia foi derramada”.

Aqui jazia um grande número de pessoas com deficiência – os cegos, os coxos, os paralíticos. 

Os doentes esperavam que o anjo viesse e agitasse e agitasse  a água e então o primeiro a entrar seria curado.

Publicidade

Aquele que estava lá era inválido há trinta e oito anos. Quando Jesus o viu deitado ali e soube que ele estava nesta condição há muito tempo, perguntou-lhe: “Você quer ficar bom?” – “Senhor”, respondeu o inválido, “não tenho ninguém que me ajude a entrar na piscina quando a água é agitada. Enquanto tento entrar, alguém desce na minha frente.

”Jesus lhe disse: “Levanta-te! Pegue seu tapete e ande!” Imediatamente o homem ficou curado; ele pegou seu tapete e caminhou. O dia em que isso aconteceu foi o sábado, e assim os judeus disseram ao homem que havia sido curado”, é sábado; a lei proíbe você de carregar sua esteira.” – Mas ele respondeu: “O homem que me fez bem me disse: `Pegue sua esteira e ande``

Então eles lhe perguntaram: “Quem é esse sujeito que lhe disse para pegá-lo e andar?” – O homem que foi curado não tinha ideia de quem era, pois Jesus havia entrado no meio da multidão que estava ali. Mais tarde, Jesus o encontrou no templo e lhe disse: “Veja, você está bem de novo. Pare de pecar, ou algo assim pior pode acontecer com você. O homem foi embora e disse aos judeus que foi Jesus quem o curou. (João, 5, 1 – 15).

I. Quando nos encontramos no Tanque de Betesda precisamos de Milagre (João 5:2-3)


O Tanque de Betesda era um lugar onde muitos doentes, cegos, coxos e paralíticos se reuniam, aguardando um milagre de cura. Assim como aqueles que estavam ao redor do tanque, todos nós enfrentamos momentos em nossas vidas em que precisamos desesperadamente de um milagre.


II. Quanto tem sido a sua Longa Espera por um Milagre? (João 5:6)


Jesus encontrou um homem que estava enfermo havia 38 anos, demonstrando a longa espera e a persistência na busca por um milagre. Muitas vezes, enfrentamos períodos prolongados de dificuldades e aflições, mas devemos permanecer firmes na fé, confiando que Deus está trabalhando em nosso favor.


III. Às vezes temos obstáculos na vida (João 5:7)


O homem enfermo explicou a Jesus que não tinha ninguém para ajudá-lo a entrar no tanque quando as águas eram agitadas. Ele enfrentava obstáculos físicos e emocionais, assim como enfrentamos desafios em nossas próprias vidas que parecem impedir nossa cura e libertação.


IV. O Milagre de Cristo te alcança (João 5:5-9)


Jesus, em sua compaixão e poder, ordenou ao homem que se levantasse, pegasse sua maca e andasse. O milagre não dependia da agitação das águas, mas do toque sobrenatural de Cristo. Isso nos ensina que, mesmo em nossas circunstâncias mais difíceis, o poder de Jesus pode nos alcançar e nos trazer restauração.


V. O Poder da Palavra de Jesus na Cura (João 5:8)


O homem foi imediatamente curado quando Jesus lhe ordenou que se levantasse. Isso ressalta o poder da Palavra de Cristo em trazer cura e transformação instantânea em nossas vidas quando a recebemos com fé e obediência.


VI. A Imediata Transformação com o milagre (João 5:9)


O homem enfermo obedeceu à ordem de Jesus e imediatamente se viu curado e restaurado. Esse milagre nos lembra que, quando respondemos à voz de Jesus com fé e obediência, experimentamos uma transformação imediata em nossas vidas.


VII. A Reação dos inimigos à Cura (João 5:10-13)


Os líderes religiosos, ao verem o homem curado carregando sua maca no sábado, questionaram sua legalidade. Isso nos alerta para o fato de que, às vezes, aqueles ao nosso redor podem duvidar ou questionar os milagres que Deus realiza em nossas vidas.


VIII. A Advertência de Jesus a uma vida santa (João 5:14)


Jesus advertiu o homem curado a não pecar mais, para que algo pior não lhe acontecesse. Isso nos lembra da importância de viver uma vida santa e consagrada a Deus, mesmo após recebermos um milagre ou uma bênção.

O Testemunho da Cura como Glorificação de Deus: João 5:15

Pregação sobre o Tanque de Betesda: João 5:1-15

Leia também

  1. Pregação sobre Moisés: Lições Extraídas de sua Jornada
  2. Pregação sobre Dorcas:  Servindo com Amor e Generosidade Atos 9:36-42
  3. Pregação sobre as Dez Virgens:  Estar Pronto para o Noivo Mateus 25:1-13
  4. Pregações Evangélicas: Esboços de Sermões Prontos e Edificantes

Conclusão:


O milagre no Tanque de Betesda é um lembrete poderoso do amor, compaixão e poder de Jesus Cristo em nossas vidas. Que possamos confiar nele em nossos momentos de necessidade, persistindo na fé e na esperança, sabendo que ele é capaz de nos curar, restaurar e transformar. Que o testemunho desse milagre nos inspire a glorificar a Deus em todas as áreas de nossas vidas. 

 
Sobre | Termos de Uso | Políticas de Cookies | Política de Privacidade

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu único Filho para que todo aquele que Nele crer não pereça, mas tenha vida eterna João 3:16