Publicidade

Pregação sobre Raabe: Uma Lição de Coragem e Redenção

 Pregação sobre Raabe: Uma Lição de Coragem e Redenção


No livro de Josué encontramos os filhos de Israel chegando às margens do rio Jordão. Josué é seu líder. Do outro lado do rio está a Terra Prometida e a poderosa cidade de Jericó. Antes de eles virem contra a cidade de Jericó, Josué enviou dois espias para colher informações. Enquanto os espias estavam em Jericó eles encontraram Raabe que os ajudou a se esconder dos soldados de Jericó. Ela permitiu que eles ficassem em sua casa e ela até os ajudou a escapar da cidade. Ela a confessou crença no Deus de Israel e depois confirmou a extensão da sua fé arriscando tudo para ajudar oespiões israelitas. Ela e toda a sua família foram protegidas e resgatadas pelos israelitas após a derrota de Jericó.

Raabe era uma prostituta de uma cidade pagã numa terra sem Deus. Muitos a classificariam como irremediavelmente perdida e fora do alcance da graça de Deus, mas ela não estava. As Escrituras nos mostram que ninguém é. Através da fé, ela foi aceita por Deus e se tornou parte do povo de Deus. Ela até acabou sendo listada na genealogia de Jesus Cristo em Mateus 1. Ela também é apresentada como exemplo de fé em ação em Hebreus 11:31 e Tiago 2:25.

Publicidade

I. A Recepção dos Espias de Israel: Josué 2:1

Raabe, uma mulher habitante de Jericó, recebeu os espias de Israel em sua casa. Essa escolha de Raabe foi um ato corajoso, demonstrando sua disposição para ajudar o povo de Deus, apesar dos riscos envolvidos.


II. A Fé de Raabe em Deus: Josué 2:9-11

Raabe confidenciou aos espias sua fé no Deus de Israel, reconhecendo Sua grandeza e poder. Sua fé não foi abalada pelo temor dos reis de Jericó, mas antes, ela confiou na promessa divina de libertação.


III. A Promessa de Segurança para Raabe: Josué 2:12-14

Os espias prometeram proteção a Raabe e sua família quando Jericó fosse conquistada. Essa promessa de segurança foi uma manifestação do cuidado e da misericórdia de Deus para com aqueles que O temem e confiam Nele.


IV. A Ajuda de Raabe aos Espias: Josué 2:15-16

Raabe ajudou os espias a escaparem de seus perseguidores, demonstrando sua lealdade ao povo de Deus e sua disposição para agir em conformidade com Sua vontade.

Publicidade

V. A Confiança em Deus para a Salvação: Josué 2:18

Raabe pediu aos espias que prometessem salvar sua família, confiando na fidelidade de Deus para cumprir Suas promessas. Sua fé em Deus para a salvação foi recompensada além de suas expectativas.


VI. A Visão do Poder de Deus: Josué 2:9-10

Raabe reconheceu a obra poderosa de Deus em libertar Seu povo do Egito e em abrir o Mar Vermelho. Sua fé foi fortalecida ao testemunhar o poder do Deus de Israel.


VII. A Fuga Segura dos Espias: Josué 2:17-21

Os espias conseguiram fugir de Jericó sem serem capturados, graças à ajuda e ao plano de Raabe. Deus agiu poderosamente para proteger Seus servos e cumprir Sua vontade.


VIII. A Proteção de Raabe e sua Família: Josué 6:22-23

Quando Jericó foi conquistada, Raabe e sua família foram poupadas da destruição, conforme prometido pelos espias. Deus honrou a fé e a coragem de Raabe, preservando-a como uma testemunha de Sua graça redentora.


IX. A Fé de Raabe Recompensada: Hebreus 11:31

O autor de Hebreus inclui Raabe na lista dos heróis da fé, destacando sua coragem e sua confiança em Deus como exemplos dignos de serem seguidos por todos nós.


X. A Inclusão de Raabe na genealogia de Jesus: Mateus 1:5-6

A fé e a obediência de Raabe foram recompensadas não apenas com sua própria salvação, mas também com o privilégio de ser uma antepassada de Jesus Cristo, o Salvador do mundo.

Pregação sobre Raabe: Uma Lição de Coragem e Redenção

Leia também

  1. Pregação sobre Josué: Esforça-te e Tem Bom Ânimo
  2. Pregação sobre Elias e os Profetas de Baal: Uma Escolha Definitiva 1 Reis 18:21-40
  3. Pregação sobre Dízimo e Oferta: Uma Expressão de Gratidão e Generosidade
  4. Pregações para Culto das Mulheres, Senhoras e Irmãs

Conclusão:


A história de Raabe nos lembra que Deus valoriza a fé inabalável, a coragem e a disposição para agir em conformidade com Sua vontade, mesmo nas circunstâncias mais desafiadoras. Que possamos seguir o exemplo de Raabe, confiando na promessa de Deus, agindo com coragem e vivendo uma vida de fé que glorifica o Seu nome. 


 
Sobre | Termos de Uso | Políticas de Cookies | Política de Privacidade

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu único Filho para que todo aquele que Nele crer não pereça, mas tenha vida eterna João 3:16