Publicidade

Pregação sobre Elizeu e a Fome em Samaria 2 Reis 7:1-20

 O Milagre da Provisão Divina em Tempos de Escassez


Introdução:


Uma história inspiradora do Antigo Testamento que nos ensina sobre a fidelidade e o poder de Deus em meio às situações mais desafiadoras. A narrativa de Elizeu e a fome em Samaria nos lembra que, mesmo quando enfrentamos dificuldades aparentemente insuperáveis, Deus é capaz de trazer abundância em meio à escassez. Vamos mergulhar nesta história e extrair lições preciosas para nossas vidas hoje.

Publicidade

I. Profecia da Abundância em Tempos de Escassez (2 Reis 7:1):


Começamos nossa jornada com a profecia de Elizeu sobre a abundância que estava por vir, mesmo quando Samaria estava sitiada pelos inimigos, sofrendo com a fome e a escassez.

II. Descrença dos Líderes em Meio à Profecia (2 Reis 7:2):


Apesar da promessa divina, os líderes de Samaria duvidaram das palavras de Elizeu, questionando como tal coisa poderia acontecer em meio à situação desesperadora em que se encontravam.

III. Deus usa os Leprosos abandonados para Provisão divina (2 Reis 7:3-4):


Deus escolheu os leprosos, marginalizados e abandonados, para serem instrumentos de Sua providência, levando-os a descobrir os tesouros escondidos no acampamento do inimigo.

IV. Deus confundiu o Inimigo Deserto (2 Reis 7:5-7):


Enquanto os leprosos se aproximavam do acampamento inimigo, Deus confundiu os soldados inimigos, fazendo com que fugissem desesperadamente, deixando para trás toda a sua provisão.

Publicidade

V. Abundância para os Famintos e Desesperados (2 Reis 7:8):


Os leprosos, maravilhados com a abundância que encontraram, reconheceram a mão de Deus em sua provisão e não hesitaram em compartilhar as boas novas com os famintos e desesperados habitantes de Samaria.

VI. Remorso dos Leprosos em Guardar a Boa Nova para Si Mesmos (2 Reis 7:9):


Percebendo a magnitude do milagre que testemunharam, os leprosos sentiram remorso por guardar a notícia para si mesmos e correram para compartilhá-la com o rei e todo o povo de Samaria.

VII. Notícia da Provisão Divina Chega ao Rei e ao Povo (2 Reis 7:10):


A notícia da intervenção divina chegou aos ouvidos do rei e do povo, e eles foram restaurados da desesperança para a esperança, reconhecendo que Deus havia intervido em seu favor.

VIII. Cumprimento da Profecia da Intervenção Divina (2 Reis 7:16):


Assim como Elizeu havia profetizado, a provisão divina foi cumprida, e Samaria foi restaurada à sua antiga glória, experimentando uma abundância que só poderia vir do Senhor.

IX. Cumprimento da Palavra do Profeta (2 Reis 7:17):


O milagre da provisão divina em Samaria não apenas saciou a fome física do povo, mas também confirmou a palavra do profeta Elizeu, fortalecendo a fé do povo em Deus.

Pregação sobre Elizeu e a Fome em Samaria 2 Reis 7:1-20

Leia também

  1. Pregação sobre o Bezerro de Ouro: Idolatria Êxodo 32
  2. Pregação sobre Eclesiastes 3: O Tempo
  3. Pregação sobre Abraão e Isaque no Monte Moriá Gênesis 22

Conclusão:


Assim como Deus trouxe abundância em meio à escassez para o povo de Samaria, Ele também pode nos prover em nossas necessidades mais profundas. Que possamos confiar na fidelidade de Deus e permanecer firmes em nossa fé, mesmo quando enfrentamos tempos difíceis. Que esta história nos lembre do poder soberano de Deus sobre todas as circunstâncias e nos inspire a buscar Sua provisão em todas as áreas de nossas vidas. Que vivamos na expectativa da realização das promessas de Deus, confiando que Ele é capaz de realizar o impossível.

 
Sobre | Termos de Uso | Políticas de Cookies | Política de Privacidade

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu único Filho para que todo aquele que Nele crer não pereça, mas tenha vida eterna João 3:16