Publicidade

Pregação sobre Abraão e Isaque no Monte Moriá Gênesis 22

 Abraão e Isaque no Monte Moriá Gênesis 22

O monte Moriá (em hebraico: מוריה, Mōriyāh, que significa "ordenado/considerado por Deus") é o local onde Deus, segundo Gênesis, presente estava (Yaveh), quando e onde ocorreria o sacrifício de Isaque.

Uma das narrativas mais emocionantes e poderosas da Bíblia: o relato de Abraão e Isaque no Monte Moriá. Nessa história, testemunhamos não apenas a fé inabalável de Abraão, mas também a provisão e fidelidade de Deus. Vamos explorar juntos cada aspecto dessa jornada de fé e extrair lições valiosas para nossas vidas.

Publicidade

1: O Chamado de Deus para um Sacrifício Extraordinário - Gênesis 22:1


Deus chamou Abraão para realizar um sacrifício extraordinário: oferecer seu filho Isaque como um holocausto no Monte Moriá. Esse chamado desafiador testaria a fé e obediência de Abraão de uma maneira profunda e dolorosa.


2: A Obediência Inabalável de Abraão à Voz de Deus - Gênesis 22:5


Diante do chamado divino, Abraão demonstrou uma obediência inabalável à voz de Deus. Como nos relata Gênesis 22:5, "Então Abraão disse a seus servos: 'Fiquem aqui com o jumento enquanto eu e o rapaz vamos adorar e depois voltaremos a vocês'". Ele confiou plenamente na direção de Deus e estava disposto a obedecer, mesmo que isso significasse sacrificar seu próprio filho.


3: A Abraão ia adorar - Gênesis 22:5


É importante observar que Abraão declarou que ele e Isaque iriam adorar a Deus no Monte Moriá. Essa declaração revela a profunda confiança de Abraão na fidelidade e justiça de Deus, mesmo diante de circunstâncias aparentemente impossíveis.


4: A Fé de Abraão na Promessa de Deus - Gênesis 22:8


Queridos, quando Isaque perguntou a Abraão sobre o cordeiro para o holocausto, Abraão respondeu com fé inabalável, declarando: "Deus mesmo há de prover o cordeiro para o holocausto, meu filho" (Gênesis 22:8). Abraão confiava na promessa de Deus e na Sua capacidade de prover em todas as circunstâncias.

Publicidade

5: A Provisão Milagrosa de Deus no Último Momento - Gênesis 22:13


No último momento, quando Abraão estava prestes a sacrificar Isaque, Deus providenciou miraculosamente um cordeiro para ser oferecido como sacrifício. Essa provisão divina não apenas salvou Isaque, mas também demonstrou o cuidado e fidelidade de Deus para com Abraão.


6: A Confirmação da Promessa de Deus a Abraão - Gênesis 22:16-17


Após a prova da fé de Abraão, Deus confirmou Sua promessa de abençoar Abraão abundantemente e multiplicar sua descendência. Essa confirmação divina foi uma demonstração do favor e compromisso de Deus para com Abraão e sua posteridade.


7: O Exemplo de Fé de Abraão para Todas as Gerações - Hebreus 6:17


O exemplo de fé de Abraão ressoa através dos séculos como um modelo de confiança e devoção a Deus. Como nos lembra Hebreus 6:17, "Deus, querendo mostrar mais claramente aos herdeiros da promessa a imutabilidade do seu propósito, se interpôs com juramento". Que possamos seguir o exemplo de Abraão, confiando na fidelidade e promessas de Deus em todas as circunstâncias.


8: A Promessa de Deus para Abençoar Todas as Nações por Meio de Abraão - Gênesis 12:3


Finalmente, lembramos a promessa de Deus a Abraão de abençoar todas as nações por meio dele. Essa promessa não apenas se cumpriu em Jesus Cristo, descendente de Abraão, mas continua a abençoar e impactar vidas em todo o mundo até os dias de hoje.

Pregação sobre Abraão e Isaque no Monte Moriá Gênesis 22
Leia também
  1. Pregação sobre a Mulher Encurvada Lucas 13:11-17
  2. Pregação sobre a Conversão de Paulo Atos 9:3
  3. Pregação sobre o Sangue de Jesus: O que Significa para Nós?


[Conclusão]


A história de Abraão e Isaque no Monte Moriá nos ensina sobre a importância da fé inabalável, obediência radical e confiança na provisão e fidelidade de Deus. Que possamos seguir o exemplo de Abraão, confiando nas promessas de Deus, mesmo em meio às circunstâncias mais desafiadoras. Que possamos adorar e servir a Deus com corações inteiramente entregues, confiantes em Seu amor e cuidado por nós.

 
Sobre | Termos de Uso | Políticas de Cookies | Política de Privacidade

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu único Filho para que todo aquele que Nele crer não pereça, mas tenha vida eterna João 3:16