Publicidade

Pregação sobre a Fornalha Ardente: Sadraque, Mesaque e Abednego Daniel 3

 Triunfo na Fornalha: A Prova da Fidelidade a Deus


Introdução:

Daniel e seus amigos Sadraque, Mesaque e Abednego foram capturados emIsrael e levado para a Babilônia junto com outros judeus. Depois de estar na Babilônia por cerca de quinze anos, Daniel recebeu uma posição muito elevada no império.

Sadraque, Mesaque e Abednego também foram encarregados dos negócios deo império. Eles não eram apenas juízes e gerentes, mas supervisionavam os negócios para o Rei Nabucodonosor. O rei os escolheu para esses altos cargos porqueele sabia que eles eram homens muito inteligentes e honestos.

Em posições tão altas, eles tinham muitos inimigos. Seus inimigos tinham inveja deo favor do rei para eles e conspirou contra Sadraque, Mesaque e Abednego.Mas não encontraram nada que pudessem dizer contra esses homens de Deus, cujosato foi bom e honesto.

Publicidade

1: A Exigência da Adoração Idolátrica (Daniel 3:15)


No império babilônico, o rei Nabucodonosor ordenou que uma estátua fosse erguida e adorada por todos. Aqueles que se recusassem a fazê-lo seriam lançados na fornalha ardente.  

O rei Nabucodonosor decidiu fazer uma enorme estátua de ouro de seu deus. Era uma estátua enorme. Isso seria tão alto quanto um edifício moderno de dez andares. 

A imagem idólatra de Nabucodonosor era feita de ouro.   

Todos os governantes do império foram chamados à Babilônia. Havia milhares deles de todas as diferentes nações. Cada um veio vestido com suas vestes mais elegantes para homenagear o grande rei Nabucodonosor.

2: A Coragem dos Três Jovens (Daniel 3:16)

Diante da ameaça de morte, Sadraque, Mesaque e Abednego mantiveram-se firmes em sua fé. Eles recusaram-se a curvar-se diante da estátua de ouro, mostrando uma coragem incomum diante da pressão do mundo ao seu redor.

“Não fareis ídolos nem imagens esculpidas, nem levantareis posiçãoimagem." —Lev. 26:1

“Não te curvarás aos seus deuses, nem os servirás.” —Êx ​​23:24

O rei Nabucodonosor ficou furioso. Ele mandou chamar os três jovens e disse:“Sadraque, Mesaque e Abednego, é verdade que vocês se recusam a adorar o meudeus e me curvar diante da estátua de ouro que fiz? 

Sadraque, Mesaque e Abednego disseram: “Majestade, não precisamos defender-nos. O Deus que adoramos pode nos salvar de você e de seu fogo. Mas mesmo que ele não o faça, ainda não adoraremos seus deuses e o ouroestátua que você montou.

3: A Fúria do Rei (Daniel 3:19)


A recusa dos jovens em adorar a estátua enfureceu o rei Nabucodonosor. Ele ordenou que a fornalha fosse aquecida sete vezes mais do que o normal, como uma punição por sua desobediência.

Ele comandou o mais fortes homens do seu exército para amarrar os três homens e levante-se e jogue-os no fogo. Então os soldados amarraramSadraque, Mesaque e Abednegoe os jogou na fornalha. O  fogo estava tão quente que as chamas saltaram e mataram os soldados que jogaram eles dentro.

A Confiança na Proteção Divina (Daniel 3:17)


Mesmo diante da fúria do rei e da iminente morte na fornalha ardente, Sadrac, Mesaque e Abednego confiaram na proteção divina. Eles declararam sua confiança de que Deus poderia livrá-los, mas mesmo que Ele não o fizesse, eles ainda não adorariam os ídolos do rei.

Publicidade

5: O Milagre da Proteção Divina (Daniel 3:25)


Quando os jovens foram lançados na fornalha, algo extraordinário aconteceu. O rei viu não três, mas quatro homens andando no meio do fogo, e o quarto tinha a aparência de um filho dos deuses. Deus estava com eles naquele momento de provação.


6: O Reconhecimento da Intervenção Divina (Daniel 3:28)


Ao testemunhar o milagre da proteção divina, o rei Nabucodonosor reconheceu o poder do Deus dos hebreus. Ele louvou a Deus e emitiu um decreto proclamando que ninguém deveria dizer algo contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego.


7: A Lição da Fidelidade e Obediência (Daniel 3:29)


A história da fornalha ardente nos ensina a importância da fidelidade e obediência a Deus, mesmo diante das maiores provações. Quando confiamos Nele e permanecemos fiéis, Ele nos livra e nos honra diante dos homens.


8: A Glória dada a Deus diante dos Povos (Daniel 3:30)


No final, a gloriosa intervenção divina na fornalha ardente trouxe louvor e honra ao nome de Deus diante de todas as nações. Ele mostrou Sua supremacia sobre todos os ídolos e provou Seu poder salvador.

Pregaçao sobre a Fornalha Ardente: Sadraque, Mesaque e Abednego Daniel 3

Leia também

  1. Pregação sobre Os Dois Caminhos: Estreito e o Largo (Mateus 7:13)
  2. Pregação sobre o Corpo de Cristo: A Igreja
  3. Pregação sobre o Paralítico de Cafarnaum Lucas 5:18-26

Conclusão:


Assim como Sadraque, Mesaque e Abednego, podemos confiar na proteção e fidelidade de Deus em todas as circunstâncias. Mesmo quando enfrentamos o fogo ardente da adversidade, Ele está conosco e nos livra. Que possamos permanecer firmes em nossa fé, sabendo que o nosso Deus é capaz de fazer além do que podemos imaginar.

 
Sobre | Termos de Uso | Políticas de Cookies | Política de Privacidade

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu único Filho para que todo aquele que Nele crer não pereça, mas tenha vida eterna João 3:16