Publicidade

Pregação sobre Os Dois Caminhos: Estreito e o Largo (Mateus 7:13)

Os Dois Caminhos: Estreito e o Largo (Mateus 7:13)


Introdução:

A vida é repleta de escolhas, e muitas vezes essas escolhas determinam o curso de nossas jornadas espirituais. Hoje, vamos explorar a importância de escolhermos os caminhos que nos conduzem à vida, conforme nos ensina a Palavra de Deus. Esteja atento enquanto mergulhamos nos ensinamentos preciosos das Escrituras.

Publicidade

I. Os Dois Caminhos: Estreito e o Largo (Mateus 7:13)

Ande pelo caminho estreito Mateus 7:13-14
Esta é a maneira impopular! O caminho da minoria! O povo de Deus sempre está em minoria!
Não siga uma multidão para fazer o mal! – Êxodo 23: 2
Uma multidão crucificou Jesus - Mat. 27:24-26
Noé não – Gênesis 6:8 (encontrado na graça aos olhos do Senhor) V9 – (Noé era um homem justo); 7: 1 (… visto justo diante de mim nesta geração).
Hebreus 11:7; 2 Pedro 2: 5

O Senhor Jesus nos alerta sobre os dois caminhos em Mateus 7:13. Há um caminho estreito que leva à vida e um caminho largo que leva à perdição. Cada um de nós deve fazer uma escolha consciente sobre qual caminho seguir.

II. Escolha entre a Vida e a Morte: (Deuteronômio 30:15)


Deuteronômio 30:15 nos lembra que Deus nos deu o livre arbítrio para escolher entre a vida e a morte, entre a bênção e a maldição. Cada escolha que fazemos tem consequências, e devemos escolher com sabedoria.

III. A Orientação Divina: (Provérbios 4:11)


Em Provérbios 4:11, somos instruídos a seguir a orientação divina, a sabedoria que vem de Deus. Ele nos guiará pelos caminhos da retidão e nos protegerá do mal se confiarmos nele de todo o coração.

IV. Cuidado com as Influências: (Romanos 12:2)


Romanos 12:2 nos adverte a não nos conformarmos com os padrões deste mundo, mas sermos transformados pela renovação de nossa mente. Devemos ter cuidado com as influências ao nosso redor e nos concentrarmos em discernir a vontade de Deus.

Publicidade

V. A Sabedoria da Escolha: (Salmos 1:1)


O Salmo 1:1 nos fala sobre a sabedoria de escolhermos nos afastar dos conselhos dos ímpios e meditar na lei do Senhor dia e noite. Essa é a chave para prosperar em nossas escolhas e encontrar a verdadeira felicidade.

VI. Desvio do seu caminho." (Provérbios 12:26)


Provérbios 12:26 nos alerta sobre a perigosidade de nos associarmos com os ímpios, pois isso pode nos desviar do caminho da justiça. Devemos escolher nossas companhias com sabedoria, buscando a edificação mútua na fé.

VII. Orientação do Espírito Santo: (Salmos 5:8)


O Salmo 5:8 nos encoraja a buscar a orientação do Senhor em nossas decisões, a pedir-lhe que nos guie em retidão por causa de nossos inimigos. Quando confiamos no Senhor, ele nos mostrará o caminho a seguir.

VIII. A Necessidade de Discernimento: (Provérbios 4:26-27)


Provérbios 4:26-27 nos exorta a ponderar sobre os passos que damos e a não nos desviarmos nem para a direita nem para a esquerda. O discernimento nos capacita a tomar decisões sábias que nos levam mais perto de Deus.

IX. A Promessa de Vida Eterna: (Romanos 6:23)


E, finalmente, em Romanos 6:23, recebemos a promessa da vida eterna através de Jesus Cristo, nosso Senhor. Quando escolhemos seguir os caminhos do Senhor, recebemos o dom gratuito da vida eterna em comunhão com ele.

Pregação sobre Os Dois Caminhos: Estreito e o Largo (Mateus 7:13)

Leia também

  1. Pregação sobre o Corpo de Cristo: A Igreja
  2. Pregação sobre o Paralítico de Cafarnaum Lucas 5:18-26
  3. Pregação sobre Elizeu e a Fome em Samaria 2 Reis 7:1-20

Conclusão:

Que possamos escolher sabiamente os caminhos que seguimos, buscando sempre a orientação divina e a sabedoria que vem de Deus. Que cada escolha que fizermos nos aproxime mais do Senhor e nos conduza à vida eterna em sua presença. Lembremo-nos sempre das palavras do Senhor Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida." Que Ele seja nosso guia em todos os momentos. 

 
Sobre | Termos de Uso | Políticas de Cookies | Política de Privacidade

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu único Filho para que todo aquele que Nele crer não pereça, mas tenha vida eterna João 3:16