Publicidade

Pregação sobre o Novo Nascimento João 3

 Pregação sobre o Novo Nascimento João 3

O novo nascimento é uma necessidade absoluta. É algo para o qual não há substituto algum. Ninguém pode entrar noreino de Deus, salve aqueles que nasceram de novo. 

Que o novo nascimento é uma necessidade imperativa fica claro a partir das palavras de nosso Senhor a Nicodemos: “Não te admires de eu te ter dito: importa que nasças de novo” (João 3:7). Ele não disse,“Vocês podem nascer de novo” ou “Vocês deveriam nascer de novo”, mas “Vocês devem nascer de novo”

O novo nascimento é uma necessidade porque por natureza o homem está espiritualmente morto. “Por um só homem entrou o pecado no mundo, emorte pelo pecado; e assim a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram” (Romanos 5:12). 

Publicidade

No dia em que Adão comeu do fruto, ele morreu espiritualmente, e uma pessoa que está espiritualmente morta não pode gerar um filho que possua vida espiritual. Pordescendência natural entramos neste mundo “mortos em ofensas e pecados” e, em consequência, “alienados da vida de Deus”(Ef 2:1; 4:18).

O novo nascimento é devido a um ato soberano de Deus. Não temos mais nada a ver com o nosso segundo nascimento do que tivemos com o nossoprimeiro. É inteiramente obra do Espírito Santo. Este fato é claramente apresentado em João 1:13: “Os quais não nasceram do sangue,nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus”. 

1: A Necessidade do Novo Nascimento (João 3:3)

Jesus declarou que ninguém pode ver o Reino de Deus, a menos que nasça de novo. Isso ressalta a necessidade de uma mudança espiritual radical na vida de cada pessoa, uma transformação que só pode ser realizada por Deus.


2: A Natureza do Novo Nascimento (João 3:5)

Jesus explicou que o novo nascimento envolve nascer da água e do Espírito. Isso indica a necessidade de purificação e renovação espiritual, simbolizadas pelo batismo e pelo trabalho do Espírito Santo na vida do crente.


3: O Papel do Espírito Santo no Novo Nascimento (João 3:8)

Jesus comparou o trabalho do Espírito Santo ao vento, que sopra onde quer. Assim como o vento é misterioso e invisível, o Espírito Santo opera de maneira soberana na regeneração espiritual, concedendo vida espiritual àqueles que creem em Cristo.


4: A Luz que o Novo Nascimento Traz (João 3:21)

Aquele que pratica a verdade vem para a luz, para que fique claro que suas obras são realizadas por intermédio de Deus. O novo nascimento traz uma vida de retidão e verdade, evidenciando a obra transformadora de Deus na vida do crente.

Publicidade

5: O novo nascimento é porque o homem está espiritualmente morto (Romanos 5:12)

O apóstolo Paulo ensina que todos os homens estão espiritualmente mortos em seus pecados, e é por isso que precisam de um novo nascimento para serem feitos vivos em Cristo.


6: O novo nascimento é devido a um ato soberano de Deus (João 1:13; Tiago 1:18)

O novo nascimento não é resultado de esforços humanos, mas é o resultado da vontade e graça soberana de Deus. Ele nos escolheu e nos deu vida espiritual pela Palavra da verdade.


7: O Novo Nascimento pelo Evangelho de Cristo (1 Coríntios 4:15)

Paulo lembra os coríntios de que eles têm muitos instrutores no evangelho, mas apenas um pai espiritual que os gerou no evangelho. Assim, o novo nascimento ocorre quando as pessoas respondem ao evangelho de Jesus Cristo e nascem espiritualmente.

Pregação sobre o Novo Nascimento João 3

Leia também

  1. Pregação sobre Herança da Vida Eterna
  2. Pregação sobre Maturidade Espiritual: Um processo contínuo
  3. Pregaçao sobre a Fornalha Ardente: Sadraque, Mesaque e Abednego Daniel 3

Conclusão:

O novo nascimento é uma obra maravilhosa de Deus na vida daqueles que creem em Jesus Cristo como seu Salvador. É uma transformação espiritual que nos torna novas criaturas em Cristo, capacitando-nos a viver em retidão e verdade diante de Deus. Que possamos valorizar essa obra divina em nossas vidas e compartilhar o evangelho da graça com todos ao nosso redor. 

 
Sobre | Termos de Uso | Políticas de Cookies | Política de Privacidade

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu único Filho para que todo aquele que Nele crer não pereça, mas tenha vida eterna João 3:16