Pregação sobre o Amor Ágape: Maior que a Fé e a Esperança
Refletir sobre o amor ágape, o amor cristão, o amor que é definido como "cuidar o suficiente para se sacrificar pelo que é melhor". Este amor é o cerne da nossa fé e é essencial para a nossa caminhada com Deus. Vamos explorar algumas passagens das Escrituras que nos mostram a importância e o significado desse amor em nossas vidas.
Este é o amor descrito em 1 Coríntios 13 e declarado (no contexto) como sendo maior que a fé e a esperança (13:13).
Este é o amor que Jesus disse que estabelece os dois primeiros mandamentos – amar a Deus e ao próximo como a si mesmo ( Mateus 22:37-39 ).
Somos ordenados a amar uns aos outros
Jesus nos deu um mandamento claro em João 13:34-35: "Amai-vos uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros".
Esse mandamento não é algo novo, mas é algo que devemos lembrar continuamente e procurar renovar em nossas vidas. O amor uns pelos outros é a marca distintiva dos discípulos de Cristo, e é através desse amor que o mundo reconhecerá que somos verdadeiramente Seus seguidores.
Talvez a intensidade deste amor como fundamental OU a motivação por trás deste amor (o facto de ser baseado no Senhor dar a Sua vida pelos nossos pecados) que o torna “novo”.
O mandamento que é “novo” é “ que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. ”
Nosso exemplo é Jesus
O exemplo supremo de amor ágape é Jesus Cristo, que deu Sua vida por nós na cruz. Ele nos amou de tal maneira que Se entregou voluntariamente pelos nossos pecados, demonstrando o mais alto padrão de amor sacrificial. Como discípulos de Cristo, somos chamados a seguir Seu exemplo e amar uns aos outros da mesma maneira que Ele nos amou.
O amor é a essência da lei
Romanos 13:8-10 nos ensina que o cumprimento da lei está resumido no mandamento de amar uns aos outros. Todo o propósito da lei é expresso no amor mútuo entre os irmãos e no amor ao próximo como a si mesmo. Quando amamos verdadeiramente, estamos cumprindo o propósito divino da lei e vivendo de acordo com a vontade de Deus.
O amor como marca distintiva dos discípulos de Cristo
Em 1 João 3:10-23, João enfatiza a importância do amor uns pelos outros como prova de nossa filiação divina. Ele nos lembra que o amor é uma ação contínua e que devemos amar não apenas em palavras, mas em ações e em verdade. Nosso amor uns pelos outros é uma manifestação de nossa fé e um sinal de que passamos da morte para a vida em Cristo.
O amor vem de Deus
1 João 4:7-21 nos lembra que o amor vem de Deus e que Ele é a fonte de todo amor verdadeiro. Quando amamos, demonstramos que conhecemos a Deus, pois Ele é amor. O amor de Deus por nós é o modelo e o motivador para nosso amor uns pelos outros. Devemos amar não apenas em palavras, mas em ações, assim como Deus nos amou ao enviar Seu Filho para nos salvar.
Leia mais
- Pregação sobre Promessas de Deus: Fundamento da Nossa Fé
- Pregação sobre Portas Abertas: A Providência Divina em Nossas Vidas
- Pregação sobre o Choro de Ana 1 Samuel 1:10
- Pregações para Culto das Mulheres, Senhoras e Irmãs
Conclusão
O amor ágape é a essência do cristianismo. É o amor que nos une como família de Deus e nos capacita a viver em comunhão uns com os outros. Que possamos sempre nos esforçar para amar como Cristo nos amou, dando nossas vidas uns pelos outros e demonstrando ao mundo o amor transformador de Deus. Que o amor de Deus habite em nós e transborde em nossas vidas, para que todos possam conhecer que somos verdadeiramente discípulos de Cristo.