Publicidade

Pregação sobre a Saída do Povo do Egito

 Pregação sobre a Saída do Povo do Egito


Relembrar um dos eventos mais marcantes da história do povo de Israel: a saída do Egito, conduzida pela mão poderosa de Deus. Esta jornada de libertação não apenas moldou a identidade do povo de Deus, mas também nos ensina valiosas lições espirituais sobre a fidelidade de Deus e Seu poder redentor em nossas vidas. Vamos examinar juntos os momentos-chave dessa jornada e refletir sobre as verdades eternas que elas nos revelam.

Publicidade

1: A Escravidão no Egito - Êxodo 1:13


Amados, a história do povo de Israel no Egito começou com a dura realidade da escravidão. Como nos relata Êxodo 1:13, "Os egípcios fizeram servir os filhos de Israel com dureza." O povo de Deus estava subjugado e oprimido, clamando por libertação da tirania egípcia. Este período de escravidão nos lembra das correntes do pecado que nos aprisionam e da necessidade de Deus nos libertar.


2: O Chamado de Moisés - Êxodo 3:15


Queridos, Deus ouviu o clamor do Seu povo e levantou Moisés como instrumento de libertação. Como nos relata Êxodo 3:15, Deus disse a Moisés: "Eu sou o Senhor; vê aqui o cajado com que ferirás o rio." Moisés foi chamado para liderar o povo de Israel fora da escravidão e para a liberdade prometida por Deus.


3: As Dez Pragas do Egito - Êxodo 9:14


Amados, diante da resistência do Faraó em libertar o povo, Deus enviou dez pragas sobre o Egito, demonstrando Seu poder e soberania. Como nos relata Êxodo 9:14, "Porque agora enviaria eu a minha mão, e feriria a ti e ao teu povo com pestilência?" Cada praga foi um lembrete do poder de Deus sobre todas as coisas e de Sua disposição em libertar Seu povo.


4: A Instituição da Páscoa - Êxodo 12:8


Queridos, em meio às pragas, Deus instituiu a Páscoa como um memorial da libertação que estava por vir. Como nos relata Êxodo 12:8, "Naquela noite comerão a carne assada ao fogo; comendo-a com pães ázimos e ervas amargosas a comerão." O cordeiro pascal apontava para o sacrifício de Cristo, o Cordeiro de Deus, cujo sangue nos liberta do pecado e da morte.

Publicidade

5: A Saída do Egito - Êxodo 12:37


Amados, chegou o momento da saída do Egito, conforme Deus havia prometido. Como nos relata Êxodo 12:37, "Então, os filhos de Israel partiram do Egito, levando consigo suas famílias." Deus cumpriu Sua palavra, conduzindo Seu povo para fora da escravidão e em direção à liberdade.


6: A Coluna de Nuvem e de Fogo - Êxodo 13:21


Queridos, durante a jornada, Deus guiou Seu povo com uma coluna de nuvem durante o dia e uma coluna de fogo durante a noite. Como nos relata Êxodo 13:21, "O Senhor ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho; e de noite numa coluna de fogo, para os alumiar." Esta foi uma manifestação do cuidado e direção divinos sobre Seu povo.


7: O Exército de Faraó em Perseguição - Êxodo 14:10


Amados, mesmo após a saída do Egito, o Faraó e seu exército perseguiram o povo de Israel. Como nos relata Êxodo 14:10, "O Faraó se chegou; os filhos de Israel levantaram os olhos, e eis que os egípcios vinham atrás deles." Diante da ameaça iminente, o povo clamou a Deus por socorro.


8: A Passagem pelo Mar Vermelho - Êxodo 14:21


Queridos, diante da perseguição do exército egípcio, Deus abriu o Mar Vermelho para o Seu povo passar em segurança. Como nos relata Êxodo 14:21, "E Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o Senhor fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite, e tornou o mar em seco, e as águas foram partidas." Deus mostrou Seu poder, abrindo um caminho onde não havia caminho.


9: A Destruição do Exército Egípcio - Êxodo 14:21


Amados, quando o povo de Israel atravessou o Mar Vermelho, Deus trouxe a destruição sobre o exército egípcio. Como nos relata Êxodo 14:21, "E aconteceu que, na vigília daquela manhã, o Senhor, na coluna do fogo e da nuvem, viu o exército dos egípcios." Deus lutou por Seu povo e trouxe libertação completa da opressão egípcia.


10: O Louvor e a Gratidão do Povo - Êxodo 15:1


Queridos, diante da libertação miraculosa, o povo de Israel louvou e agradeceu a Deus por Sua misericórdia e poder. Como nos relata Êxodo 15:1, "Então, cantou Moisés e os filhos de Israel este cântico ao Senhor, e falaram, dizendo: Cantarei ao Senhor, porque gloriosamente triunfou." O louvor e a gratidão são respostas apropriadas à libertação que Deus nos concede.

Pregação sobre a Saída do Povo do Egito

Leia também

  1. Pregação sobre Bênçãos Espirituais
  2. Pregação sobre Jesus Anda Sobre o Mar Mateus 14:26
  3. Pregação sobre o Amor Ágape: Maior que a Fé e a Esperança
  4. Pregações Evangélicas: Esboços de Sermões Prontos e Edificantes

Conclusão


A história da saída do povo de Israel do Egito é um testemunho do poder e fidelidade de Deus em cumprir Suas promessas de libertação e redenção. Que possamos aprender com esses eventos históricos e confiar em Deus em todas as circunstâncias de nossas vidas, sabendo que Ele é capaz de nos conduzir da escravidão para a liberdade, da escuridão para a luz. Que o exemplo de fé e obediência do povo de Israel nos inspire a confiar na provisão e na proteção de nosso Deus em todas as situações. Que assim seja, para a glória do Seu santo nome. 

 
Sobre | Termos de Uso | Políticas de Cookies | Política de Privacidade

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu único Filho para que todo aquele que Nele crer não pereça, mas tenha vida eterna João 3:16