Publicidade

Pregação sobre a Coragem de Joquebede Êxodo 2:2-10

 Pregação sobre a Coragem de Joquebede Êxodo 2:2-10

História inspiradora de uma mulher cuja coragem e fé são exemplos para todas as gerações. Estou falando de Joquebede, a mãe de Moisés, que enfrentou desafios e perigos para proteger seu filho do decreto cruel do Faraó. Vamos explorar juntos os momentos-chave dessa jornada e extrair lições preciosas para nossas vidas hoje.

Publicidade

1: A Coragem de Proteger seu Filho em Meio à Perseguição - Êxodo 2:2


Imagine a angústia de Joquebede ao saber que seu filho recém-nascido estava em perigo devido ao decreto do Faraó de lançar no rio todo menino hebreu que nascesse. Mas em meio a essa terrível ameaça, Joquebede demonstrou coragem ao tomar medidas para proteger seu filho. Como nos relata Êxodo 2:2, "E concebeu a mulher, e deu à luz um filho; e vendo que ele era formoso, escondeu-o três meses."


2: A Determinação em Desafiar Decretos Cruéis - Êxodo 2:3


A coragem de Joquebede também se manifestou na determinação em desafiar os decretos cruéis do Faraó. Como nos relata Êxodo 2:3, "Porém, não podendo mais escondê-lo, tomou uma arca de juncos, e a calafetou com betume e pez; e, pondo nela o menino, a pôs nos juncos à borda do rio." Em vez de ceder ao medo, ela agiu com ousadia para proteger seu filho.


3: A Fé de Entregar seu Filho nas Mãos de Deus


A coragem de Joquebede também estava fundamentada em sua fé em Deus. Mesmo ao entregar seu filho nas águas do rio Nilo, ela confiou que Deus cuidaria dele. Sua fé a impeliu a agir, confiando que Deus estava no controle de todas as coisas.


4: A Inteligência em Planejar Estratégias para Proteção - Êxodo 2:4


Joquebede também demonstrou inteligência ao planejar estratégias para proteger seu filho. Como nos relata Êxodo 2:4, "E sua irmã postou-se de longe, para saber o que lhe havia de acontecer." Ela não apenas confiou em Deus, mas também agiu com sabedoria ao elaborar um plano para garantir a segurança de Moisés.

Publicidade

5: Providência Divina - Êxodo 2:5-6


Mesmo em meio aos desafios, Deus proveu uma solução para a situação de Moisés. Como nos relata Êxodo 2:5-6, "E a filha de Faraó desceu a lavar-se no rio, e as suas donzelas passeavam pela borda do rio; e vendo ela a arca no meio dos juncos, enviou a sua criada, e a tomou." A providência divina estava no controle, guiando os eventos para o cumprimento do plano de Deus.


6: A Coragem de se Apresentar Diante da Autoridade com Firmeza - Êxodo 2:7


Joquebede demonstrou coragem ao se apresentar diante da filha do Faraó, a autoridade máxima da época, com firmeza. Como nos relata Êxodo 2:7, "E abriu-a e viu o menino, e eis que o menino chorava; e moveu-se de compaixão dele, e disse: Este é um dos meninos dos hebreus." Sua determinação e coragem foram recompensadas quando a filha do Faraó se compadeceu de Moisés.


7: A Sabedoria em Aproveitar Oportunidades para Cuidar do Filho - Êxodo 2:8a


Joquebede também demonstrou sabedoria ao aproveitar a oportunidade para cuidar de seu filho, oferecendo-se para amamentá-lo. Como nos relata Êxodo 2:8a, "Então disse a irmã de Moisés à filha de Faraó: Irei chamar uma ama das hebréias, que crie este menino para ti." Ela não apenas protegeu seu filho, mas também garantiu que ele fosse criado na sua própria cultura e fé.


8: O Resultado da Estratégia - Êxodo 2:10


Como resultado da coragem e da estratégia de Joquebede, Moisés foi criado como um príncipe no palácio do Faraó. Como nos relata Êxodo 2:10, "E cresceu o menino, e ela o trouxe à filha de Faraó, que o adotou, e chamou-lhe Moisés; e disse: Porque das águas o tenho tirado." Deus honrou a fé e a coragem de Joquebede, transformando uma situação de perigo em uma oportunidade de bênção.


9: O Legado de Coragem e Fé Transmitido à Próxima Geração - Hebreus 11:23


O legado de coragem e fé de Joquebede continuou a ressoar através das gerações. Como nos relata Hebreus 11:23, "Pela fé Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó." Moisés foi moldado pela coragem e fé de sua mãe, tornando-se um dos maiores líderes do povo de Israel.

Pregação sobre a Coragem de Joquebede Êxodo 2:2-10

Leia também

  1. Pregação sobre Salmo 51 arrependimento e restauração
  2. Pregação sobre a Saída do Povo do Egito
  3. Pregação sobre Bênçãos Espirituais
  4. Pregações para Culto das Mulheres, Senhoras e Irmãs

Conclusão


A história de Joquebede nos inspira a confiar em Deus em meio aos desafios e a agir com coragem e fé, mesmo quando enfrentamos circunstâncias adversas. Que possamos aprender com seu exemplo e permitir que sua coragem e determinação nos fortaleçam em nossa própria jornada de fé. Que Deus nos conceda a mesma coragem para enfrentar os desafios que surgem em nossas vidas e que, como Joquebede, possamos confiar plenamente em Sua providência e cuidado amoroso.

 
Sobre | Termos de Uso | Políticas de Cookies | Política de Privacidade

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu único Filho para que todo aquele que Nele crer não pereça, mas tenha vida eterna João 3:16